25.9.10

5 de Outubro comemorado pela AAAGP

A AAAGP (Associação de Amizade e das Artes Galego Portuguesa) vai festejar o 5 de Outubro de uma forma intensa e simpática.
Começando com um ‘workshopo’ com o mestre João Viola (que ofereceu ao sr. Presidente da República professor Cavaco Silva aquando da visita a Figueiró dos Vinhos, uma obra sua sobre a República) segue-se um almoço/convívio na sede da associação, no Paião.
Pelas 18h00 esta associação, com a presença da presidente da AAAGP Conceição Ruivo, inaugura a Exposição do Centenário da República no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz, na sala Zé Penicheiro, que contará com 20 artistas galegos e espanhóis!
Em acrescento, adiantamos que mais duas obras do mestre João Viola sobre 'A República' estarão em exposição: uma nesta colectiva no CAE e a outra no Museu da República e da Resistência em Lisboa, também com organização da AAAGP. Publicaremos uma dessas obras neste jornal no início de Outubro. ( Clicar nos cartazes para melhor os visualizar)

24.9.10

Casimiro Madail no CAE com 'Terra à Vista'

Os seus primeiros registos fotográficos começaram com uma daquelas máquinas em forma de paralelepípedo. Mais tarde, com uma máquina de 35 milímetros com "olhómetro", isto é, sem quaisquer sistemas de medições, depois com uma velha “voigtlander” de telémetro e só muito mais tarde mesmo com uma “reflex”.
Não obstante a curiosidade que a fotografia despertou em Casimiro Madail, foi um “hobby” de férias que se foi tornando um pouco mais do que isso. Numa fase de maior interesse procurou, através de livros e revistas da especialidade, tentar perceber melhor o mundo da fotografia, sobretudo porque não tinha, nem tem, qualquer tipo de formação artística. Os slides e a fotografia a cores foram prática durante alguns anos e mais recentemente, para satisfazer uma velha curiosidade, fez alguma aprendizagem laboratorial para entrar no “preto branco”, modalidade que, no analógico, “implica” a revelação do filme e a impressão das fotografias como forma de conseguir uma interpretação mais pessoal do objecto fotografado.
Obviamente que todos têm as suas referências e H. Cartier Bresson, ou um Man Ray fazem parte delas, entre outros, sem esquecer, naturalmente, alguns dos nossos grandes mestres como, por exemplo, Eduardo Gageiro ou Aníbal Lemos.
Não tem temas definidos. Fotografa a paisagem quando esta o atrai, mas acha a fotografia de pessoas mais gratificante, sobretudo no seu dia-a-dia e em momentos lúdicos. Considera-se um fotógrafo 'domingueiro'. Usa a película, na cor e no preto e branco, e uma das formas que encontrou para testar o seu trabalho foi, também, através da participação em concursos e a obtenção de alguns prémios que, como é fácil de imaginar, é um estímulo que o leva a prosseguir.
Entre dezenas de exposições colectivas e individuais, publicações e distinções, chegou agora a vez de Casimiro Madail expor no CAE na Figueira da Foz, numa ‘individual’ que pode ser visitada até 03 de Outubro próximo.

16.9.10

Jose Antonio del Castillo

Do conhecido artista plástico espanhol recebemos o seguinte mail:“El sabado 20 pintores de Figueira da Foz y Ciudad Rodrigo se desplazan a Tavira, en el Algarve a facer una jornada de Pintura al vivo y de comvivencia. Ya te enviaremos fotos! Y te recuerdo que mi expo individual estra abierta en la ibiblioteca de Mira hasta el 7 de Octubre. 20 obras, grabados oleos, acuarelas. Saludos Jose Antonio del Castillo”

9.9.10

Varatojo com MARdeGENTE no CAE

José António Varatojo nasceu em Leiria e a paixão pela pintura surgiu muito cedo. Foi passados anos que decidiu mostrar a sua arte e as suas interpretações artísticas reveladas em várias exposições individuais e colectivas. A sua arte está representada em várias galerias, as suas obras adquiridas por prestigiados coleccionadores em Portugal e no estrangeiro.
Sobre Varatojo escreveu Leonor Lourenço: ”São telas despidas de conceitos, pré-conceitos e academias (.../...) nelas vejo a naturalidade e displicência de criança e a profundidade dos mestres...”
Apresenta agora no CAE na Sala Zé Penicheiro, de 07 de Setembro a 03 de Outubro, mais uma exposição intitulada MARdeGENTE.