29.10.10

Paulo Magalhães = "Partir, Chegar, Partir" e "sentir" a azáfama do porto da Figueira da Foz!

O Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz informa que estará patente na Sala Afonso Cruz, de 3 a 28 de Novembro, a exposição de fotografia de Paulo Magalhães intitulada “Partir, Chegar, Partir”, numa iniciativa da Administração do Porto da Figueira da Foz.
A descoberta do “mar português” foi a condição imposta para manter o direito a “uma nesga de terra debruada de mar” e o pressuposto de uma existência permanentemente negociada. A nossa condição implica partir, chegar e partir...
Este ritual de profundo simbolismo repete-se de forma oculta para lá dos muros dos nossos portos. Com novas cores, novos instrumentos de carga, novas mercadorias; onde tudo parece novo, no fundo apenas existe uma diferença: hoje, não é pelos portos que chegam as notícias do outro lado do mundo...
Por isso, sentir a azáfama do Porto da Figueira da Foz é perceber o valor de gestos intemporais, sem ânsia da expectativa de uma notícia...

28.10.10

Rita Cantante... que não canta mas encanta na pintura!

Está patente na Sala Zé Penicheiro do Centro de Artes e Espectáculos uma exposição de pintura e desenho de Rita Cantante intitulada “Lugares Estranhos e Outros Diálogos”.
“O ambiente é a acumulação de objectos míticos e outras figuras em lugares estranhos, imagens que revelam a natureza sensual e impulsiva da composição, deslocadas da “ordem” inicial...”
Rita Cantante é uma artista plástica figueirense criativa e diferente, com um vasto curriculum e exposições de sucesso por vários pontos do país.
“O gosto pelo desenho, pela pintura e arte em geral, construí-o e amadureceu ao longo do tempo. Desenvolvi esta aptidão dentro da arte que sempre me acompanhou desde tenra idade. No meio de cartões e marcadores, de tintas e pincéis, de museus e exposições, da 7ª arte e de uma realidade sempre fantasiosa presente no universo singular que é o meu.” RC
Esta exposição pode ser visitada até 14 de Novembro.

10.10.10

Rik Lina e Miguel de Carvalho no CAE - Constelação e Surrealismo

Foram inauguradas duas exposições no Centro de Artes e Espectáculos de certo modo interligadas entre si.
Primeiro, na sala do 1º andar, foi inaugurada a exposição de Rik Lina “Constelação Rikliniana”, com a presença de inúmeros convidados entre os quais muitos artistas, e a apresentação feita pelo vereador António Tavares ao qual se juntou, minutos depois, o presidente da edilidade figueirense João Ataíde.
A obra plástica do pintor de Amesterdão, Rik Lina (1942) apresenta mundos paralelos baseados em ambientes naturais, vegetais e animais através de composições complexas. Buscando por correspondências dentro dos espaços selvagens naturais, como desertos, florestas tropicais, recifes coraliários assim como os seus “lugares mentais”, Rik instalou o seu atelier no Cabo Mondego atraído pela configuração agreste da costa, assim como pelas “lagunas” tidais no seio das formações geológicas. Aqui ele encontrou fontes úteis à inspiração para as suas novas descobertas, expandindo a sua “constelação rikliniana” através da produção criativa de pinturas plenas de cores em formatos de grandes dimensões utilizando as técnicas dos óleos, acrílicos e guaches.
Exposição até Dezembro e com entrada gratuita.
Já na Sala Afonso Cruz, e até 01 de Novembro estará patente a exposição “DEBOUT SUR L’OEUF” - EDIÇÕES SURREALISTAS, de Miguel de Carvalho. “DEBOUT SUR L’OEUF” (DSO) é um lugar de reencontros, pondo frente a frente as motivações dos que fazem do seu modo de vida a liberdade, o amor e a poesia. DSO nasceu no Cabo Mondego e colabora com surrealistas do movimento/grupo criado em torno de Breton, portugueses e internacionais, centrando a sua actividade na produção editorial e organização de exposições internacionais de surrealismo. Porque surrealismo é aventura colectiva, DSO criou o núcleo de criação artística colectiva (“the cabo mondego section of portuguese surrealism”). DSO não disserta nem discute, dá a conhecer obras e ideias necessárias ao seu entendimento e difusão.
Nesta mostra, apresenta-se parte do espólio icono-bibliográfico e epistolográfico de DSO, assim como o número inaugural da primeira revista-objecto surrealista portuguesa.

2.10.10

Magenta inaugurou expo de Outubro/2010

Foi inaugurada este sábado a Exposição de Outubro de 2010 da MAGENTA na sua galeria. Expõem os pintores Adelaide Seixas, Isa Pereira e Óscar Almeida, o escultor Mário Nunes e o ceramista Sérgio Amaral.

1.10.10

O CENTENÁRIO DA REPÚBLICA - Expo da AAAGP no CAE

O Centro de Artes e Espectáculos informa que estará patente na Sala Zé Penicheiro, de 5 a 24 de Outubro, a exposição “O Centenário da República”, pela AAAGP – Associação de Amizade e das Artes Galego Portuguesa.
Depois de, em Setembro de 2007, um grupo de amigos galegos e portugueses se terem reunido, por altura de um certame de artes em Santiago de Compostela a fim de partilhar as suas vivências, em Fevereiro de 2010, por uma questão burocrática, foi fundada em Portugal a AAAGP – Associação de Amizade e das Artes Galego Portuguesa, tendo como objectivo promover a arte entre os artistas galegos e portugueses. Como tal há já um extenso leque de actividades desenvolvidas em comum com várias exposições conjuntas na Galiza e em Portugal.
Os seus dois Presidentes, Xulio Villaverde e Conceição Ruivo, pretendem que os artistas da Galiza e de Portugal sejam conhecidos nos dois lados da fronteira, enaltecendo a sua obra, trocando conhecimentos, ajudando assim a criar uma Europa Cultural. Mais se informa que a entrada é gratuita.