28.1.11

C.A.E. = Os mitos de Joaquim Filipe

Joaquim Filipe nasceu em 1958, em Ílhavo. Com uma actividade que tem passado pelo Design Gráfico, Design de Equipamento, pela Pintura e Ensino, tem realizado várias exposições individuais e colectivas.
Expõe agora no Centro de Artes e Espetáculos. O tema desta exposição é sobre os Mitos de EUROPA e PANDORA.
"Em verdade, o meu percurso na Arte começou desde tenra idade nas Janelas Verdes e nos cais da Rocha (Lisboa) com o meu tio avô. Depois era todo o desenrolar desses passeios com os barcos á mistura, nos desenhos que fazia nos tampos das mesas do café da minha tia lá em Ílhavo. Devia ter uns quatro anitos e já os capitães da marinha mercante eram os meus primeiros espectadores e avaliadores. Mas, muito mais que a credibilidade que os pequenos desenhos lhes poderiam causar, era o incentivo que me davam a continuar. Um dia apareceu lá no café um senhor que me mostrou outros tipos de representação, disseram-me mais tarde que era professor de Desenho e de facto foi também meu.
Uns anos depois encontrei-me de novo em Lisboa para estudar Design. A visita aos antigos sítios e claro, os novos conhecimentos, continuaram a motivar-me para os Desenhos e Pinturas. Eram já as participações nas bienais de Artes plásticas no país e estrangeiro. Em fim, as minhas obras são sempre uma evocação terna desses mapas das emoções e dos afectos.
As escalas imaginárias, os percursos, os limites e as paisagens que servem de músculos às personagens, tentam medir e colocar essas paixões". Joaquim Filipe – 2011

Sem comentários: