9.8.11

Zé Penicheiro, Mário Silva e Cunha Rocha homenageados no âmbito da Festa das Artes

No sábado, dia 6 de Agosto, foi prestada homenagem aos três pintores mais representativos da Figueira da Foz: Cunha Rocha, Mário Silva e Zé Penicheiro. Esta homenagem foi prestada pelos organizadores da "Festa das Artes": Pedro Saboga do Tubo de Ensaio, Tesha, artista plástica figueirense, Ricardo Carvalho e José Romano, do Real Clube do Arre-Macho, e realizou-se no Restaurante "Búzio", contando com a presença do Dr. João Ataíde, presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz e do coronel Góis Moço, presidente da Junta da Freguesia de S. Julião.
Curiosamente, apesar dos três homenageados terem escolhido a Figueira da Foz para viver e desenvolver as suas reconhecidas pinturas, nenhum deles é natural da nossa cidade. Zé Penicheiro nasceu em Tábua há 90 anos! E Mário Silva (82 anos) e Cunha Rocha (79 anos) em Coimbra.
Para além da degustação de variados pratos, brilhantemente confecionados com diversas espécies de pescado fresco da nossa costa, foram acarinhados com uma prenda simbólica: Um relógio representando o Tempo, uma caixa para relógios representando a Prisão do Tempo, e uma quadra e um poema de Paulo Moreno: "Passos no Compasso... ", alusivo ao Tempo... e à Vida... sem pressa e sem tempo.
-------------------------------------------------------------------------------------
Festa das artes = "Do Mar Artes" em Buarcos
Em Buarcos a 12 e 13 de Agosto 2011, entre as 20h00 e as 24h00, no Largo Maria Jarra (Largo da Má Lingua) e Rua 5 de Outubro.
Pintura ao vivo com artistas plásticos convidados da Figueira da Foz e da região: Armando Pedro, Carlos Moço, Dulce Menezes, Filinto Viana, Gervásio Luis, Jose Antonio del Castillo, José Neto, Lillite Martins, Luisete Baptista, Maria Thommas, Parracho Alves, Paulo Diogo, Quim Madeira, Ramiro Calouro, Roxanne Bueso, Tesha e Vitor Costa, entre outros)
Música ao vivo: 6ª Feira - Trio Luis Sousa, Ricardo Melo e Lionel Gonçalves; Sábado - Filipe Silva e José Soares.
Cinema: "Peixe Miúdo e Sal" de Luis Margalhau e "A Sal e Sol" de Rui Costa.
Fotografia: Catarina Ramos, João Afonso, João Silva, Jorge Silva, Luis Rodrigues, Mário Silva, Paulo Mesquita, Pedro Cruz, Pedro Martins, Ricardo Lima e Rosa Anttonen.
A Festa das Artes será complementada com uma mostra e exposição para venda de artesanato local.

Sem comentários: