11.4.11

Fernando Arrabal - Obra admirada por gerações

Fernando Arrabal nasceu em 1932 em Espanha e notabilizou-se como dramaturgo, guionista, cineasta, escritor e poeta. Vive em França desde meados da década de 50.
Publicou mais de cem peças, catorze novelas, várias centenas de livros de poesia e sete longas-metragens. Fundou em 1963 o Grupo Pãnico (do deus Pã) e com André Breton esteve no movimento surrealista.
Provocador, artista intimorato, Arrabal é considerado mundialmente como um dos mais notáveis e prolíficos criadores do século XX. A sua obra tem sido admirada por várias gerações e em muitos países como uma interrogação profunda à condição humana.
Programa:
Dia 23 de Abril
17h00 – Inauguração de uma exposição alusiva à obra do artista na Sala Afonso Cruz do Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz (CAE). Patente até dia 1 de Maio.
18h00 – Palestra sobre a obra de Fernando Arrabal por Juan Carlos Valera e Miguel de Carvalho seguido de debate com o artista no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz (CAE).
Dia 24 de Abril
21h30 – Sessão de poesia e teatro com textos de Fernando Arrabal no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz (CAE). Coordenação: Deolindo Pessoa; Actores do CITEC e da BONIFRATES: Paula Pena, Paula Santos, Joana Macias, Carlos Cunha, Cândida Ferreira, Francisco Paz.
Dia 25 de Abril
17h30 – Peça de Teatro “A Coisa”, pela Companhia Mãos no Bolso Alheio, no Auditório Municipal
21h30 – Exibição do filme “Viva la Muerte”, com debate na presença do realizador no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz (CAE).
Ao longo da semana vai sendo exibida filmografia do artista.

4.4.11

Afonso Cruz na Afonso Cruz...

O Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz informa que estará patente na Sala Afonso Cruz, até 17 de Abril, a exposição “Afonso Cruz – Um Fotógrafo na Figueira”, organizada pelo Arquivo Fotográfico Municipal da Divisão de Cultura da Câmara Municipal da Figueira da Foz.
Um século após o seu nascimento, o Arquivo Fotográfico Municipal da Divisão de Cultura da Câmara Municipal da Figueira da Foz lembra o fotógrafo Afonso Cruz, nesta exposição “Afonso Cruz – Um Fotógrafo na Figueira”.
Afonso Cruz iniciou-se na Casa Joaquim Pereira Monteiro em 1925. Entre 1930-32 integra a Força Aérea. São dessa época as primeiras fotografias aéreas da Figueira da Foz, tiradas do avião pilotado pelo seu irmão, oficial aviador, Humberto Cruz. Entre 1935-42 trabalha na Foto Verus. Em 1942 é mobilizado para os Açores como chefe de Secção Fotográfica. Em 1944 regressa à Figueira da Foz e cria o Studio Fotográfico Cruz, trabalhando durante mais de quatro décadas.
Desapareceu em 1995 perdurando algumas das suas fotografias que se tornaram “ex-líbris” da cidade.

Magenta = Coletiva de Primavera

No passado sábado, dia 2 de Abril, a Associação MAGENTA inaugurou a Exposição Coletiva de Primavera, participada com trabalhos 21 artistas :
Carlos Seabra, Deolinda Agria, Deolinda Moutinho, Dina de Sousa, Dulce Menezes, Emília Rosa, Fernanda Figueiredo, Gervásio Luís, Guilherme Agria, José Bexiga, José Couceiro, José del Castillo, Kim Molinero, Maria Laranjeira, Maria Olinda, Quimadeira, Ramiro Calouro, Rui Carvalho e Sofia Neto com pinturas; Mário Nunes com esculturas; e Sérgio Amaral com cerâmica.
Esta exposição poderá ser visitada até 29 de abril.