26.8.11

Associação de Amizade e das Artes Galego Portuguesa

Desta entidade artística, sem fins lucrativos e cujo intuito é o servir a população da Figueira da Foz, recebemos com o pedido de publicação o anúncio que aqui reproduzimos: (Clicar no anúncio para melhor o visualizar)

23.8.11

Carlos Moço e Parracho Alves - A Arte em duplicado

Está patente na Sala Zé Penicheiro do Centro de Artes e Espectáculos, até 14 de Setembro, uma exposição conjunta de Carlos Moço e Parracho Alves.
Carlos Moço nasceu em Buarcos, em 1956, e reside na Figueira da Foz. Professor, há muito que o seu percurso artístico se encontra intimamente associado às raízes mais profundas dos “ambientes” populares (trabalho, lazer, dor, divertimento). É na cerâmica que tem conseguido explorar esses ambientes, onde o seu trabalho é bastante conhecido, embora só a partir de 1991 se tenha decidido por participar em exposições colectivas.
Parracho Alves, natural de Buarcos, Figueira da Foz, é professor do 3º ciclo e ensino secundário. Começou também a expor regularmente a partir do inicio dos anos 90, contando com variadíssimas exposições, tanto individuais como colectivas. É na técnica do pastel que se expressa mais fluentemente e tenta recriar nos seus quadros a ambiência e o tipicismo das suas gentes, sobretudo no que diz respeito ao mar e às fainas com ele relacionado.
Carlos Moço e Parracho Alves, professores e amigos, têm exposto em conjunto de há 20 anos a esta parte. Esta é mais uma e que, para além da arte, diverte, entusiasma e ensina!

22.8.11

Angeles - Artista espanhola pinta primeira tela na Figueira da Foz

Está determinada a continuar a exercer a arte que a sua ainda fresca imaginação lhe dita para a tela. A jovem Angeles nasceu em Badajoz há 10 anos e, de igual modo como já faziam os seus bisavós, avós e pais, é agora a sua vez de, nas épocas de veraneio, rumar à Figueira da Foz para umas férias.
Mas para além da praia ou das discotecas, a Angeles dedicou-se àquilo que mais gosta: a pintura! E assim elaborou na nossa cidade a sua primeira tela, a qual poderá ser o embrião de um promissor talento.

15.8.11

Cunha Rocha e Isabel Mora no CAE

Até dia 18 ainda pode apreciar mais uma exposição do conceituado artista plástico Cunha Rocha na sala Zé Penicheiro, no CAE, conjuntamente com as bem elaboradas e apreciadas obras de bijutaria de autoria de Isabel Mora.
Nas palavras de Pedro Dias, Professor de História da Arte d
a Universidade de Coimbra, Cunha Rocha é um artista moderno na verdadeira dimensão do termo, que evolui continuamente, que procura em cada aguarela melhorar relativamente à imediatamente anterior, que sabe colher lições com humildade, mas que não prescindiu nunca de, tranquilamente, seguir o caminho que para si, a dado momento, decidiu traçar.
Isabel Mora começou a criar e manufacturar bijutaria a partir de 2000, sendo os seus trabalhos solicitados essencialmente por estilistas de moda.

9.8.11

Zé Penicheiro, Mário Silva e Cunha Rocha homenageados no âmbito da Festa das Artes

No sábado, dia 6 de Agosto, foi prestada homenagem aos três pintores mais representativos da Figueira da Foz: Cunha Rocha, Mário Silva e Zé Penicheiro. Esta homenagem foi prestada pelos organizadores da "Festa das Artes": Pedro Saboga do Tubo de Ensaio, Tesha, artista plástica figueirense, Ricardo Carvalho e José Romano, do Real Clube do Arre-Macho, e realizou-se no Restaurante "Búzio", contando com a presença do Dr. João Ataíde, presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz e do coronel Góis Moço, presidente da Junta da Freguesia de S. Julião.
Curiosamente, apesar dos três homenageados terem escolhido a Figueira da Foz para viver e desenvolver as suas reconhecidas pinturas, nenhum deles é natural da nossa cidade. Zé Penicheiro nasceu em Tábua há 90 anos! E Mário Silva (82 anos) e Cunha Rocha (79 anos) em Coimbra.
Para além da degustação de variados pratos, brilhantemente confecionados com diversas espécies de pescado fresco da nossa costa, foram acarinhados com uma prenda simbólica: Um relógio representando o Tempo, uma caixa para relógios representando a Prisão do Tempo, e uma quadra e um poema de Paulo Moreno: "Passos no Compasso... ", alusivo ao Tempo... e à Vida... sem pressa e sem tempo.
-------------------------------------------------------------------------------------
Festa das artes = "Do Mar Artes" em Buarcos
Em Buarcos a 12 e 13 de Agosto 2011, entre as 20h00 e as 24h00, no Largo Maria Jarra (Largo da Má Lingua) e Rua 5 de Outubro.
Pintura ao vivo com artistas plásticos convidados da Figueira da Foz e da região: Armando Pedro, Carlos Moço, Dulce Menezes, Filinto Viana, Gervásio Luis, Jose Antonio del Castillo, José Neto, Lillite Martins, Luisete Baptista, Maria Thommas, Parracho Alves, Paulo Diogo, Quim Madeira, Ramiro Calouro, Roxanne Bueso, Tesha e Vitor Costa, entre outros)
Música ao vivo: 6ª Feira - Trio Luis Sousa, Ricardo Melo e Lionel Gonçalves; Sábado - Filipe Silva e José Soares.
Cinema: "Peixe Miúdo e Sal" de Luis Margalhau e "A Sal e Sol" de Rui Costa.
Fotografia: Catarina Ramos, João Afonso, João Silva, Jorge Silva, Luis Rodrigues, Mário Silva, Paulo Mesquita, Pedro Cruz, Pedro Martins, Ricardo Lima e Rosa Anttonen.
A Festa das Artes será complementada com uma mostra e exposição para venda de artesanato local.

2.8.11

Magenta = Coletiva de agosto com 25 artistas

Esta coletiva conta com pinturas de Adelaide Seixas, Alceu Pinho Carneiro, Alice Falcão, Carlos Seabra, Deolinda Agria, Diana Carvalho, Dulce Menezes, Emília Rosa, Filomena Louro, Guilherme Agria, José Bexiga, José Couceiro, José del Castillo, José Neto, Karin Rambacher, Licínia Portugal, Lilite Martins, Lucy Costa, Maria Laranjeira, Maria Manuela Fernandes, Óscar Almeida, Ramiro Calouro e Rui Carvalho, escultura de Mário Nunes e cerâmica de Sérgio Amaral.