22.10.11

Paulo Manata Fixe na Galeria AAAGP

Vai estar patente durante todo o mês de Novembro, na Galeria AAAGP da Figueira da Foz situada no Sitio das Artes, uma exposição de pintura intitulada "Geografia Humana de Uma Gandara Inventada", do pintor Paulo Manata Fixe.
Trata-se de um "retrato" das gentes gandarezas, não do ponto de vista etnográfico ou antropológico, mas essencialmente ao nível da psicologia e da cultura.
Como em toda a obra do autor, a técnica, a cor, a própria obra enquanto objecto, pouca importância tem. Um quadro isolado de nada serve, já que ao nível da compreensão e da mensagem, a obra deverá ser vista como um todo, como as 24 horas de um relógio, que só fazem sentido nesse todo que é um dia completo.

20.10.11

Zé Penicheiro expõe na sala Zé Penicheiro

Zé Penicheiro desempenha um lugar de charneira artística na vastidão dos artistas portugueses. O rigor, a expressividade, a harmonia das suas composições, aliam-se à sensibilidade e amor que são apanágio da sua pessoa. Um trabalho seu abarca o pensamento de Benedetto Croce, ou seja: “em cada obra reproduz o seu universo inteiro”. E o seu universo é, realmente, um mundo fascinante, construído na paleta de cores inconfundíveis, e na estética que exerce fascínio e explana infinidades de vivências.
Liberto do academicismo que, muitas das vezes, acorrenta a criatividade, proporciona em cada composição uma linguagem própria, sublimada na gramática estilística que o enobrece e o apresenta como mestre na difícil tarefa de pedagogo e de verdadeiro artista.
No âmbito da comemoração dos seus 90 anos, Zé Penicheiro expõe na sala com o seu nome no Centro de Artes e Espectáculos.
Uma exposição de fotografia da vida e obra do artista, um autêntico álbum de memórias que ilustra e recorda alguns momentos de uma vida rica de emoções, a verdade do trabalho e a mensagem que transmite.
Até dia 01 de novembro uma exposição a não perder.

17.10.11

Óscar Almeida em Dois Momentos

Até ao final deste mês de Outubro estará patente na Magenta a exposição de pintura de Óscar Almeida, intitulada “Dois Momentos”.
A sua pintura tem um cunho marcadamente figurativo e abstracto e uma paleta de cores fortes e vibrantes. As obras expostas são diversas e os temas variam entre o profano e religioso.
O artista expõe regularmente em território nacional e recebe regularmente convites para expor na Europa, Estados Unidos e Brasil, onde está representado em várias colecções particulares.

14.10.11

Tubo d'Ensaio

Saiu a newsletter do Tubo d’Ensaio datada de 14 de Outubro, focando a “Viagem aos anos 70” com o DJ Luis de Sousa, dia 14 pelas 21h30. Concertos, exposições de pintura, aulas e cursos diversos completam o conjunto de noticias.

8.10.11

AAAGP inaugura 1ª exposição no seu novo espaço na Universidade das Artes

Está patente no novo espaço GALERIA DE ARTE, recentemente inaugurado na Rua do Pinhal nº 1 na Figueira da Foz, uma exposição colectiva dos sócios da AAAGP –Associação da Amizade e das Artes Galego Portuguesa.
Na área da Pintura expõem: Alice Piloto, Amie, Ana Estanqueiro, Ana Pedro, Ana Reis, António Agante, António Menano, Gonçalo Mexia, Helena Roso, Jorge de Oliveira, Jorge Rebelo, Lena Macedo, Lidia Carrola, Luisete Baptista, Maria Monteiro, Maria Thomas, Marvel, Mimi Veríssimo, Odete Santos, Paulo Diogo, Paulo Manata Fixe, Quim Madeira, Raquel Serra, Rebelo, Regina Affonso, Silvia Marieta, Teresa Gama Lopes e Victor Costa. Escultura: Lena Macedo e Mário Nunes. Cerâmica: Ana Reis e Mena Braz.