9.9.12

Cais da Memória = O Porto da Figueira da Foz e a cidade revisitados em fotos de outros tempos

Está em exposição na Sala 3 do Centro de Artes e Espectáculos durante o mês de setembro a exposição “Cais da Memória (II)”. Uma viagem pelo porto e cidade da Figueira da Foz de outros tempos em 150 fotografias, de 1941 a 1956.
“A História faz-se com elementos indómitos e o Domador Homem em ação. Abastecem-se as dunas, cava-se o mar para os bacalhoeiros não terem que aliviar longe, remendam-se os estragos das vagas atrevidas capazes de galgarem o coroamento do paredão.
Há registos de águas vivas equinociais, temporais medonhos, de um Mondego gordo vai-não-vai rebentando a camisa.
Vemos o formigueiro da lota, o José Alberto a fumegar e muitos outros registos” – lê-se na apresentação da exposição organizada pela Administração do Porto da Figueira da Foz (APFF), em colaboração com a Câmara Municipal da Figueira da Foz e o Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz (CAE). As fotografias integram o espólio do Arquivo Histórico-Documental do Porto da Figueira da Foz num projeto desenvolvido por Bárbara Lopes da Fonseca e Sérgio Dias.
A divulgação do rico espólio fotográfico do Porto da Figueira da Foz teve início o ano passado com a exposição “Cais da Memória I” realizada no ano passado também no CAE. Para além da exibição em sala, a administração portuária disponibiliza sites e vídeos contendo a totalidade das fotos, a exemplo da prática seguida com a exposição inaugural.

Sem comentários: