23.1.12

Cinema na Figueira - Memórias do Parque Cine

O Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz informa, que estará patente, na Sala 3 de Exposições, de 20 de janeiro a 26 de fevereiro, no âmbito do Ciclo de Cinema do CAE, a exposição “Cinema na Figueira - Memórias do Teatro Parque Cine”.
A exposição “Cinema na Figueira: Memórias do Teatro Parque Cine” está integrada no Ciclo de Cinema do CAE.
Cinema: imagens em moviment? Imagens eternamente imóveis. Cinema: apenas um truque, um feitiço: a Grande Ilusão.
Na Figueira da Foz existem, existiram, alguns desses espaços com imagens encantadas. O Teatro Parque Cine foi um deles. Entre 1907 e 1971 foi a sala de espetáculos mais frequentada da cidade: deu-nos teatro, música, circo, desporto, e, claro… filmes mudos e fonofilmes.
Em 1985 a ilusão foi demolida. Hoje, o Arquivo Histórico Municipal da Figueira da Foz convida-nos a viajar ao longo de uma outra ilusão: o passado. Uma realidade feita de memórias imperfeitas, cartazes amarelecidos, maquinaria erodida pelos anos.
(Tom Mix e os outros cowboys já não moram aqui).
A abertura ao público efectuou-se no dia 20 de Janeiro, pelas 18h00. Entrada é gratuita.
(N.A. – Fotografias do Parque Cine de autoria de António Flórido)
………………
Ainda no âmbito do Ciclo de Cinema do CAE estará patente na sala 3 uma Exposição Interativa de Jogos Óticos, um ponto de encontro para o fascínio e para a exploração da imagem em movimento, onde crianças e jovens serão convidados a interagir com jogos óticos e o computador para produzir animação. Este espaço lúdico é lugar de magia e estará povoado de surpresas e desafios.

10.1.12

Pintura e Escultura na Magenta

Foi inaugurada no passado fim de semana uma coletiva de Pintura (Mário Silva, Filinto Viana e Ramiro Calouro) e Escultura (Mário Nunes) na Galeria da Associação Magenta, Figueira da Foz.

Esta exposição estará patente ao público até ao próximo dia 27 de janeiro.

AAAGP com muita atividade neste inicio de ano

Foi inaugurada na sede da Associação de Amizade e das Artes Galego Portuguesa uma exposição conjunta de cerâmica (Mena Braz e Rute Gonzalez) e de joalharia (Gabriel Ribeiro). Compareceram mais de 50 visitantes que assistiram, para além da arte, a música portuguesa acompanhada à viola.
….....................................
Por sua vez, na Biblioteca Municipal da Figueira da Foz, poderá apreciar até 27 de Janeiro a pintura de Luis Fernandes, sócio desta instituição.
Um bom início de ano artístico da AAAGP.

8.1.12

Paulo Diogo no Tubo d'Ensaio

Paulo Diogo inaugurou uma exposição no Tubo d'Ensaio da Figueira da Foz no passado sábado dia 7 de Janeiro que engloba um conjunto de pinturas e desenhos a que chamou “O LEITO DO TEMPO”, espaço mental por onde correm as nossa ideias, os nossos sentimentos e as nossas sensações.
Com o apreciado ‘traço de artista’ que o caracteriza, a sua pintura resulta numa produção artística que aflora um cromatismo de sabor pop com um toque de Dada, uma pitada divertida de conceptual, mantendo uma temática bem contemporânea.

6.1.12

A Persistência da Luz, no CAE

Foi inaugurada na Sala Afonso Cruz do CAE a exposição de fotografia “A persistência da luz”, de Luís Oliveira Santos, integrada no programa de exposições mensais promovidas pela Divisão de Cultura da Câmara Municipal da Figueira da Foz, e que contou com a participação de trinta alunos do curso de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade do INTEP, acompanhados pelos professores.
Os alunos colaboraram na montagem, conhecendo desta forma o processo criativo inerente à sua conceção, tendo o privilégio de um contacto direto e informal com o fotógrafo.
A persistência da luz expõe 52 trabalhos, inovadores quanto à forma e conteúdo, propondo uma narrativa sequencial de um percurso na Figueira, que conduz o visitante do Cabo Mondego à margem sul.
O fotógrafo profissional, professor de Artes Visuais, licenciado em Arquitetura e mestre em Criação Artística Contemporânea, em complemento à montagem da exposição, realizou uma apresentação audiovisual explicativa do processo de edição das imagens.
“A persistência da Luz” poderá ser vista até 05 de fevereiro.

5.1.12

Magenta - 1ª expo de 2012 é no CAE

Vários associados da Magenta apresentam mais uma exposição coletiva na sala Zé Penicheiro do CAE, que poderá ser apreciada durante todo este mês de janeiro.