29.6.12

José Luis Ribeiro e João Ricardo no CAE com “Cave artem. Omnia causa fiunt”

Está patente na Sala Zé Penicheiro, no Centro de Artes e Espectáculos, e até 22 de julho, a exposição “Cave artem. Omnia causa fiunt”, de José Luís Ribeiro e João Ricardo.
José Luís Ribeiro nasceu em Angola, em 1957. Professor do ensino secundário (Figueira da Foz) e do ensino superior (Lisboa) é doutorado em Geografia Física e Ordenamento do Território pela Universidade de Coimbra. Esta ferramenta científica também explica a autónoma interpretação das formas e das paisagens, relevando a casualidade das geometrias e dos ambientes em mudança. Participa em exposições desde 1984.
João Ricardo Pinho da Cruz nasceu em Moçambique, em 1955. Expõe as suas obras desde 1975. Gestualista de desenho de linhas de força de traço forte e expressivo. Desenvolve paralelamente as funções de artista gráfico no Gabinete de Comunicação e Design na Divisão de Cultura da Câmara Municipal da Figueira da Foz.

23.6.12

Mário Silva pinta a vinho

Veja, em vídeo, como nasce um quadro feito com vinho! Uma obra elaborada pelo reconhecido artista plástico Mário Silva.
Finalizada com traços de marcador e delineada a dourado, fica uma obra de bela visualização!
(Figueira da Foz, 22.jun.012)
(Clicar na fotografia para ver o vídeo »»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Fotografia de Viagem - Workshop no CAE

Duração: 4 horas, das 15h00 às 19h00; 25 euros por pessoa; Inscrições até dia 29 de junho; O curso funcionará com um mínimo de 10 inscritos e um máximo de 15.
Este curso destina-se a todas as pessoas com mais de 16 anos de idade, amadores ou profissionais, com interesse e necessidade de formação técnica e criativa na área da fotografia de viagem.

22.6.12

"Encontro de Olhares" - Magenta no Clube Médico de Coimbra

A Magenta – Associação dos Artistas pela Arte, continua o seu trajeto de divulgação da arte. Assim, desde o dia 20 de junho que tem patente ao público, no Clube Médico em Coimbra, uma exposição coletiva de pintura e escultura intitulada "Encontro de Olhares", com trabalhos de 29 pintores e 4 escultores, e que poderá ser vista até 28 de julho. A inauguração, onde estiveram presentes muitos associados e amigos da Magenta e da Ordem dos Médicos, foi presenteada com a atuação de Xavier Rodrigues que, à guitarra e ao piano, interpretou algumas excelentes canções do seu reportório.
O Clube Médico fica situado na avenida D. Afonso Henriques, nº 39, em Coimbra.

15.6.12

AAAGP - Convívio de arte no prato

Realizou-se no passado dia 10 de junho, na galeria de arte da Associação da Amizade e das Artes Galego Portuguesa no Sítio das Artes na Figueira da Foz, um encontro entre artistas plásticos.
Estiveram presentes cerca de meia centena de artistas plásticos, não só da Figueira da Foz mas também de muitos outros locais do país e até do estrangeiro.
Destacam-se nomes tão sonantes como Mário Silva, Cunha Rocha, António Menano, Rako, Chuva Vasco entre tantos outros que fizeram questão de estar presente neste convívio.
Falou-se, claro está, essencialmente de arte. Petiscos, bom ‘tintol’ e animação a bem da arte como sobremesa.
Entretanto recorda-se que está patente ao publico nesta galeria, até final do mês uma exposição de pintura do artista galego Manoel Bonabal, e esculturas de Belarmino Morgadinho, em pedra, e de Virgínia Pinto, em metal e madeira.

12.6.12

Magenta - Associação dos Artistas pela Arte da Figueira da Foz recheada de atividades

Artistas da Magenta expoem na Capital Europeia da Cultura
Até ao próximo dia 15 de junho decorre a exposição do escultor figueirense Mário Nunes na Galeria Lucilia Guimarães, no centro histórico da cidade de Guimarães. No dia 16 de Junho inicia-se na mesma Galeria a exposição da pintora bracarense Teresa Vilar, intitulada “Fl(u)orescendo”.
A Magenta a viver um novo ciclo de vitalidade, tem patentes neste momento várias exposições em locais tão diversos como, o Conselho Distrital de Coimbra da Ordem dos Advogados, Clube Vale de Leão, Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz, Galeria Magenta, e a partir de 4ª feira, dia 13 de Junho, outra exposição no Centro Regional de Coimbra da Ordem dos Médicos.
Estas exposições proporcionam aos artistas da Magenta uma maior visibilidade dos seus trabalhos e permite ao público apreciar as suas obras.
-----------------------------------------------------------------
No passado dia 7 de Junho teve lugar um convívio da Magenta no qual participaram vários dos seus artistas. Além da saborosa sardinha, os participantes no convívio puderam ainda deliciar-se com barriguinhas de porco grelhadas, broa de milho, caldo verde, fruta, doces, sem faltar, como é óbvio, bebidas à escolha, particularmente alguns vinhos premiados na Feira da Gastronomia e do Vinho de Cordinhã.
O ambiente de harmonia e boa disposição foi uma constante, resultando da iniciativa nova ocasião para o estreitamento de laços entre todos.
A sardinhada decorreu nas instalações da sede do CCD da Casa do Pessoal do HDFF.
----------------------------------------------------------------
Coletiva de pintura de Quim Madeira, José Bexiga e Ramiro Calouro
No passado sábado foi inaugurada na Galeria Magenta mais uma exposição coletiva de pintura com obras de José Bexiga, Quim Madeira e Ramiro Calouro, e que estará patente até 29 de junho.
Quim Madeira iniciou a atividade artística depois da sua primeira mostra (desenho sob o tema "ArteJovem") na 24ª Feira do Ribatejo em 1977.
José Bexiga, que nos tempos livres se refugia na pintura, assume-se como pintor surrealista paisagístico. É em redor da Natureza que descreve os seus quadros.
Quim Madeira iniciou a atividade artística depois da sua primeira mostra (desenho sob o tema "ArteJovem") na 24ª Feira do Ribatejo em 1977.
Ramiro Calouro que procura seguir uma linha realista, retrata a Figueira da Foz em várias das suas obras.
A exposição poderá ser visitada até ao dia 29 de Junho.

6.6.12

Associação da Amizade e das Artes Galego Portuguesa - Atividades

Clicar nos programas para melhor os visualizar)

Teresa Lopes Vieira - Escritora realiza workshop com Gato Persa

No dia 09 de junho, sábado, a partir das 14H00, a escritora Teresa Lopes Vieira vai estar na Biblioteca Municipal da Figueira da Foz para realizar um workshop de escrita criativa e apresentar o seu último livro, Gato Persa Social Club.
Teresa Lopes Vieira nasceu em Lisboa em 1984 e desde cedo descobriu as suas duas paixões: a escrita e as viagens. Licenciada em Direito e formadora, vai dinamizar, pelas 14H00, um workshop de escrita criativa que levará os participantes numa pequena viagem ao mundo da escrita, orientando o processo de criar com palavras, com exercícios para desenferrujar as ideias e a criatividade. Esta atividade está sujeita a inscrição prévia.
Seguidamente, pelas 17H00, apresenta o seu último livro, “Gato Persa Social Club”, que conta a história de Francisco, um jovem emigrante português que, desesperado por dinheiro, entra no submundo da imigração ilegal de Amesterdão através de um casamento de conveniência. A esta juntam-se mais duas personagens, Eva e Mariam, que vagueiam entre a demanda espiritual e a necessidade material.

4.6.12

Jorge Rebelo e Ricardo Tomaz - Artistas expõem na Biblioteca Municipal

A AAAGP - Associação da Amizade e das Artes Galego Portuguesa - inaugurou hoje uma exposição na Biblioteca Municipal da Figueira da Foz que estará patente ao público durante o mês de Junho.
Pintura de Jorge Rebelo residente no Seixal, e escultura de Ricardo Tomás de Rio Maior.
Nomes conceituados no mundo da arte numa exposição a não perder.

Manoel Bonabal – Galego com exposição na galeria AAAGP em junho

Manoel Bonabal nasceu em 1961. Estudou na “Escola de Artes e Ofícios Mestre Mateo” da sua cidade e complementou a sua formação no estúdio de escultura de seu pai Manuel Barreiro Moratalla.
Entre os anos 2007 a 2010 dá oficinas de Mail Art (arte postal) e promoveu as convocações e as suas exposições (a IV edição realizada no Centro Galego de Arte Contemporânea). Ganhou o 1 º prêmio de votação popular no I Roteiro de Criação Contemporânea em Santiago de Compostela.
Dedica-se profissionalmente a pintura e gravura e a sua obra artística desenvolve-se há mais de vinte anos especialmente na Arte Postal. É um dos componentes do grupo Ravar (constituído por artistas da gravura).

2.6.12

Catarina Leal: Figueirense traz as rosas da Bulgária ao CAE

A Sala Afonso Cruz, no Centro de Artes e Espectáculos acolhe mais uma exposição organizada pelo Arquivo Fotográfico Municipal, da autoria de Catarina Leal, e que estará patente durante todo o mês de junho.
Catarina Leal é natural da Figueira da Foz. Licenciou-se em Design Gráfico pela ARCA-EUAC em Coimbra e mais tarde completou o mestrado de Fotografia e Culturas Urbanas pela Goldsmiths College, Universidade de Londres. Depois de trabalhar vários anos em Londres como designer e editora de fotografia, vive desde 2006 na Bulgária.
Catarina Leal mostra-nos o festival das Rosas em Kasanluk, a colheita nos campos vizinhos e uma destilaria de óleo e água de rosas. Seguindo a tradição, o Festival das Rosas em Kazanluk comemora, desde 1903, o ritual da apanha da rosa com grupos folclóricos regionais em celebração de uma boa colheita e da beleza e preciosidade da rosa.