24.9.12

João José Dutra – Dos Açores à Figueira da Foz

João Dutra, ao centro, brindando pela inauguração da sua primeira exposição individual na Figueira da Foz
O artista plástico açoreano João José Dutra, natural de Angra do Heroísmo, ilha Terceira, expõe na galeria da AAAGP no Sítio das Artes. Apesar de já conhecer a nossa cidade esta é a primeira exposição deste técnico desenhador na câmara municipal da Praia da Vitória.
Uma exposição a não perder deste artista que veio de tão longe para inaugurar esta excelente exposição, dado a sua qualidade e o seu valor artístico, e que pode ser vista até 31 de outubro.

21.9.12

FIGARCO – Promoção de Arte e Cultura num certame de nível internacional inaugurada hoje

Esta 1ª Feira Internacional da Figueira da Foz é desenvolvida pela “Figueira Exposições” e tem como parceiros a Camara Municipal da Figueira da Foz, a “RAN” – Rede de Arte Nacional-Federação, e a AAAGP, com o apoio as juntas de freguesia de São Pedro, São Julião, Tavarede, e Buarcos. 
A FIGARCO tem como comissário o mestre Mário Silva, e recebe associações federadas e galerias de todo o país e expositores artísticos a título particular em permanência durante os dez dias de realização do evento. E poderá ser visitada de hoje até 30 de Setembro no Salão da Figueira Exposições, na rua das Olaias, Lote 23, na Zona Industrial da Gala. Haverá ainda, durante o tempo da exposição, animação cultural com elementos de associações culturais da cidade, com destaque para a Sociedade de Instrução Tavaredense que fará a animação cultural e também para o coro Canticus Camerae da Figueira da Foz dirigido pela maestrina figueirense Alexandra Curado, isto entre outras atividades. 
O programa é o seguinte: 
21 de setembro: 18h00 - Abertura da Feira e Exposição Figarco; 19h00 - Atuação da Escola do Riso; 20h45 - Cerimónia de inauguração da Figarco; 21h30 - Atuação do Coro Canticus Camerae. 22 de Setembro: 15h30 - Abertura da Feira; 17:00h – Pintura ao Vivo; 21:00h - Atuação da Escola de Dança. 23 de setembro: 15h30 - Abertura da Feira; 17h30 - Pintura ao vivo; 21h00 - Cantigas de Tavarede. 24 de setembro: 18h00 - Abertura da Feira; 21h00 - Atuação Groovy Teens. 25 de setembro: 18h00 - Abertura da Feira; 21h00 - Atuação Pares da Época. 26 de setembro: 18h00 - Abertura da Feira; 21h00 - Actuação do grupo Dance 4U. 27 de setembro: 18h00 - Abertura da Feira; 21h00 - Pintores. 28 de setembro: 18h00 - Abertura da Feira; 21h00 - Grupo de Teatro “Miúdos”. 29 de setembro: 15h30 - Abertura da Feira; 16h00 - Leilão de Obras de Arte; 21h00 - Grupo de Teatro dos Jovens. 30 de Setembro: 15h00 - Abertura da Feira; 16h00 - Leilão de Obras de Arte; 22h00 – Encerramento.
--------------------------------------------------------
Inauguração, 21 de setembro

--------------------------------------------------------

Fotos da Figarco, sábado, 22 de setembro



Fotógrafos no CAE

Foi inaugurado ontem, 20 de setembro, na Sala 2 de Exposições do CAE a exposição “Figueira da Foz, 130 Anos”, no âmbito do 130.º aniversário da elevação da Figueira da Foz a cidade. Esta exposição é composta por fotografias de Carlos Relvas, Manuel dos Santos, Afonso Cruz e Jorge Dias. 
"Quando o fotógrafo se torna membro da cidade, procura ao longo dos anos fixar a sua transformação e perpetuar eternamente as imagens para a história".

20.9.12

“Sérgio Godinho e as 40 ilustrações” no Museu Municipal

Abriu ao público no dia 15 de setembro, pelas 18h00, no Museu Municipal Santos Rocha, com a presença de Sérgio Godinho e João Paulo Cotrim, a exposição coletiva “Sérgio Godinho e as 40 ilustrações”. 
A história começa com a data redonda dos 40 anos de canções de Sérgio Godinho. A novíssima editora Abysmo resolve lançar o desafio a 40 ilustradores – de José Brandão a Henrique Cayatte, de Catarina Valadas a Gémeo Luís, de João Maio Pinto a Pedro Nora, de Pedro Proença a Teresa Lima, de João Fazenda a André Carrilho, enfim, várias gerações, diversas origens e todos os estilos – para iluminarem algumas melodias que marcaram os nossos dias. O resultado foi um álbum, declinado agora em exposição com impressões fine art das diferentes interpretações.
O Museu Municipal Santos Rocha, através do seu Serviço Educativo e em colaboração com a corpodehoje-associação cultural e as Pequenas Vozes da Escola de Artes do CAE propõem, durante o mês de setembro e outubro, a exploração da exposição “ Sérgio Godinho e as 40 Ilustrações”, com diversas atividades integradas na Trienal Movimento Desenho - Desenha12 e dirigidas a estabelecimentos de ensino e famílias.

17.9.12

Feira Internacional de Arte Contemporânea na Zona Industrial da Gala

A Figueira Exposições vai realizar no seu pavilhão, na Zona Industrial da Gala, a “FIGARCO - 1ª FEIRA INTERNACIONAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA” de 21 a 30 de Setembro de 2012, com o apoio da RAN - Rede de Arte Nacional-Federação, da Câmara Municipal da Figueira da Foz e juntas de freguesia de São Pedro, São Julião, Tavarede e Buarcos, para a promoção da arte e cultura, com várias iniciativas num certame de nível internacional com o intuito de desenvolver e favorecer a expansão das artes visuais.
Durante a Fera decorrerão animações culturais com elementos das várias associações de cultura da cidade mostrando os valores de toda a população. Prevê-se a presença na nossa cidade de milhares de visitantes.
No momento ainda existem alguns espaços livres a preços convidativos.

15.9.12

Magenta com coletiva no CAE até 3 de outubro

Foi inaugurada a exposição coletiva de pintura e escultura da Magenta no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz - Sala Zé Penicheiro, com a presença do presidente da Câmara da Figueira da Foz dr. João Ataíde e do vereador da Cultura dr. António Tavares. Estiveram ainda presentes alguns associados expositores e amigos da nossa associação.
A mostra apresenta obras de: Alice Falcão, Anabela Serra, Carlos Seabra, Celeste Lopes, Diana Carvalho, Dulce Menezes, Fábio Fontes, Fernanda Soares, Gervásio, Isa Nunes, José António del Castillo, Leila Huguenin, Lucy Costa, Manuel Pinto, Mário Nunes, Mena, Óscar Almeida, Ramiro Calouro, Rui Carvalho, Serafim Fontes e Teresa Vilar, poderá ser visitada até ao próximo dia 3 de Outubro. Na foto: Ramiro Calouro, Celeste Lopes, Fernanda Soares, Dulce Menezes, Lucy Costa e Óscar Almeida.

10.9.12

Magenta inaugura exposição de intercâmbio com pintores de Ciudad Rodrigo

Este evento resulta de um intercâmbio cultural entre a Magenta e renomados pintores Mirobrigenses (Ciudad Rodrigo). Trata-se de um evento com enorme simbolismo tendo em conta que as cidades da Figueira da Foz e de Ciudad Rodrigo são cidades irmãs. Na verdade são eventos como este que estreitam laços entre os povos, permitindo o intercâmbio entre culturas.
A mostra poderá ser visitada neste mês de setembro, de terça-feira a domingo, das 15h00 às 19h00.
Na foto: Carlos García Medina, Ciudad Rodrigo; Dulce Menezes, presidente da Magenta; José António del Castillo, Ciudad Rodrigo; António Vicente, de Espeja; Arturo Miñana, Barcelona. E Lázaro Hernández Becerro de Puebla de Yeltes.

A AAAGP expõe novamente na Galeria da Mutualidade em Coimbra

A AAAGP realiza mais uma exposição coletiva na Galeria da Mutualidade em Coimbra, sob o tema “Visões”. Sócios artistas participantes nesta exposição, patente ao público até dia 28 de setembro:
Alexandre Esmeriz; Amie; Ana Pedro; Ana Reis; Angelina; António Agante; António Loureiro; António Ramos; Belarmino Morgadinho; Carlos Seabra; Carolina Caixeiro; Conceição Ruivo; Fernanda Curado; Gina Fernandes; Gonçalo Mexia; Helena Roso; João Carvalho; Jorge Rebelo; Kim Cruz; Lidia Carrola; Luís Fernandes; Luis Rebelo; Madalena Macedo; Marcia Vinhas; Maria Guia Pimpão; Maria João Vaz; Maria Thomas; Marie Lourdes da Silva; Marvel; Mimi; Nilza Fernandes; Nuno Batista; Óscar Almeida; Raquel Meké; Regina Affonso; Silvana Violante; Sousa Varela; Teresa Phat; Victor Costa e Virginia Pinto.

Holandesas expõem na Biblioteca Municipal da Figueira da Foz.

“AMIe” é o nome artístico da Antje Margaretha Iedema, nascida em Haia, Holanda, em 1950. Vive e trabalha entre a Holanda e Portugal, na região da Serra da Estrela
“MARVEL”, Marianne Velzeboer, adopta o nome artistico de Marvel. Nasceu em Beemster, Holanda, em 1951 e trabalha e vive na Beira Alta, na região de Tábua.
A completar a exposição encontram-se algumas peças do escultor Belarmino Morgadinho, que exerce à acerca de 25 anos a atividade de escultor. Multifacetado, também exerce a atividade de “Canteiro Escultor”, trabalhando especialmente a pedra de Ançã e o mármore, realizando diversos trabalhos ornamentais e restauros, tanto em espaços interiores como em espaços exteriores.
Exposição patente durante o mês de setembro.

9.9.12

Cais da Memória = O Porto da Figueira da Foz e a cidade revisitados em fotos de outros tempos

Está em exposição na Sala 3 do Centro de Artes e Espectáculos durante o mês de setembro a exposição “Cais da Memória (II)”. Uma viagem pelo porto e cidade da Figueira da Foz de outros tempos em 150 fotografias, de 1941 a 1956.
“A História faz-se com elementos indómitos e o Domador Homem em ação. Abastecem-se as dunas, cava-se o mar para os bacalhoeiros não terem que aliviar longe, remendam-se os estragos das vagas atrevidas capazes de galgarem o coroamento do paredão.
Há registos de águas vivas equinociais, temporais medonhos, de um Mondego gordo vai-não-vai rebentando a camisa.
Vemos o formigueiro da lota, o José Alberto a fumegar e muitos outros registos” – lê-se na apresentação da exposição organizada pela Administração do Porto da Figueira da Foz (APFF), em colaboração com a Câmara Municipal da Figueira da Foz e o Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz (CAE). As fotografias integram o espólio do Arquivo Histórico-Documental do Porto da Figueira da Foz num projeto desenvolvido por Bárbara Lopes da Fonseca e Sérgio Dias.
A divulgação do rico espólio fotográfico do Porto da Figueira da Foz teve início o ano passado com a exposição “Cais da Memória I” realizada no ano passado também no CAE. Para além da exibição em sala, a administração portuária disponibiliza sites e vídeos contendo a totalidade das fotos, a exemplo da prática seguida com a exposição inaugural.

6.9.12

Erro de Paralaxe de Maria João Lima

Está patente na sala Afonso Cruz, até 30 de setembro a exposição “Erro de Paralaxe”, com fotografias de Maria João Lima e textos de Afonso Cruz.
"-Estas fotografias e estes textos também funcionam assim. Escolhemos momentos, lugares, memórias, e tentamos expressar algo do que passámos em mais de uma década de viagens pela Ásia, pelo Médio Oriente, pela Europa Central, pelo Leste, por África, pelas Américas. Por mais de sessenta países. Fazemo-lo como quem se recorda, fragmentariamente. Exatamente como a nossa memória funciona.”A nossa memória não funciona linearmente, como o tempo que vamos vivendo, como o nosso quotidiano. Quando recordamos a nossa vida, são episódios separados, sem qualquer ligação temporal: lembramo-nos de um beijo, de uma morte, de um jantar, de uma conversa. Não recordamos nada disto de um modo encadeado, começando em criança e evocando todos os episódios seguintes como se desenrolássemos um novelo. A nossa memória é fragmentária e o tempo ordeiro e linear não é importante: lembramo-nos de uma cena da adolescência, junto ao mar, e logo a seguir estamos a evocar um episódio passado anteontem, no meio de um mercado de peixe - bebemos um gole de vinho para depois recuarmos até ao dia em que, na primária, soubemos defender uma bola impossível."

AAAGP internacionalizada em Mira

A Associação da Amizade e das Artes Galego Portuguesa, bem mais internacionalizada, está presente de novo na Biblioteca Municipal de Mira, com os sócios Alexandre Esmeriz, luso-americano, e Jorge de Oliveira radicado em França, tendo inaugurado no sábado dia 1 de setembro a exposição "Esperanto - A pintura como traço de união", que pode ser visitada até final do mês de setembro.

2.9.12

“Na era das emoções” - Exposição de pintura de Teresa Vilar na Magenta

Trata-se de uma mostra de pintura expressiva das emoções ao som incessante das cores. "Penduradas na razão, encostadas ao coração, saltam expressivas para o palco. Avançam como versos baralhados, contorcem-se, fugitivas, procurando o seu lugar. Sussurantes, irrompem do nada para o pensamento. E de novo, na inquietude dos gestos, evaporam-se, condensadas no equilibrio da prosa. Misturam-se, libertam-se, para de novo dançarem ao ritmo frenético da cidade" - foi assim que Gomes definiu a "era das emoções" apresentada por Teresa Vilar, patente ao público até 7 de Setembro de 2012 na galeria Magenta, na Figueira da Foz.
A artista é licenciada em Design /Artes Gráficas pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Participa desde 1986 em diversas exposições individuais e coletivas, eventos de arte e bienais de arte em Portugal e no estrangeiro.