30.11.12

Curia: Universidade Sénior visitou exposição na Casa do Paço da Figueira da Foz

Cerca de duas dezenas de alunos da Universidade Sénior da Curia deslocaram-se na passada quarta feira à nossa cidade onde puderam visitar a exposição “Comemoração dos 130 anos da Linha da Beira Alta”, patente na Casa do Paço. A recebê-los, Margarida Perrolas, chefe da Divisão de Cultura da Câmara Municipal da Figueira da Foz e Luís Ferreira, da Universidade Sénior da Figueira. 
Seguiu-se uma preleção de Alice Godinho em torno da sua obra “Pampilhosa: origem do lugar do Entroncamento: subsídio para o estudo dos caminhos de ferro portugueses: a linha da Beira Alta (1882-1920)”, que destacou a importância daquela ferrovia no desenvolvimento da cidade da Figueira da Foz. 
No final, tempo de restaurar forças e de convívio no Centro de Artes e Espectáculos.

29.11.12

Anuário de Arte “Galeria”, para 2013, vai ser editado

O Anuário de Arte “Galeria” é um desafio de vários artistas da TAACTO-Tertúlia Associativa de Arte e Cultura Torrejana, que se uniram para editar esta publicação com menores custos. Esta equipa propôs fazer as maquetas e a composição para descerem os custos de forma a, praticamente, só se pagar o papel e a impressão. 
Neste anuário algumas páginas serão editadas de novo, pois na anterior publicação não foram impressas corretamente. A 1ª edição foi um sucesso que rapidamente se esgotou. Esta 2ª edição conta com grandes mestres das Artes Nacionais e segue a mesma metodologia, numa ótica de divulgação e mostra dos potenciais de pintura, escultura, fotografia, design e criatividade dos artistas intervenientes, potenciando o valor de cada um e ajudando a mostrar o seu trabalho e a sua Arte!

25.11.12

ARTE EM PEQUENO FORMATO - 2º Salão Internacional inaugurado no CAE

Foi inaugurado neste sábado, 24 de novembro, o 2º Salão Internacional de Arte em Pequeno Formato, que conta com mais de 80 artistas internacionais de 16 países com 80 obras: 
EUA, Eslovénia, Brasil, Argentina, Canadá, Guiné, Angola, Moçambique, Itália, Roménia, Hungria, Holanda, França, Luxemburgo, Espanha e Portugal. 
Telas de alunos escola EB1 Paião
Na presença de vários artistas, visitantes, direção do CAE, Chefe da Divisão da Cultura drª Margarida Perrolas, vereador António Tavares, presidente da Junta de Freguesia de S. Julião Góis Moço, entre outras personalidades, usaram da palavra o vereador e a presidente da AAAGP Conceição Ruivo (na foto). 
A mesa do beberete foi primorosamente confecionada e preparada pelas artistas – não só nas artes mas também na culinária – Mena Braz e Odete de Sousa. 
Prémios: 1º lugar – obra de Daniel Boyer de New York; 2º lugar - Pedro Junqueira, Porto; 3º lugar - Marianne Velzeboer da Holanda. Premio especial - Mena Braz, Portugal.

24.11.12

Núcleo Museológico do Mar e os Tipos Populares

Retratos antropológicos eternizados no papel de uma realidade desconhecida por muitos e desenhada por autores como Manuel Macedo, Manuel Maria Bordalo Pinheiro, Adolf M. Hubner, entre outros, estão expostos até 30 de dezembro no Núcleo Museológico do Mar, com trabalhos da coleção do Museu Municipal, que privilegia o desenho em diferentes técnicas e suportes como tinta da china, sépia, carvão e pena. 
Grafite, carvão e sanguínea são os materiais utilizados para os diversos trabalhos ou ocupações populares, desde a salga do peixe à venda de porta em porta, sem esquecer a vendedora de grilos, a lavadeira, a leiteira, o senhor das cerejas, entre outros ofícios que as gentes mais novas não irão vivenciar.

19.11.12

Linha da Beira Alta: 130 anos depois


Na Casa do Paço está patente até 13 de novembro a exposição comemorativa “Linha da Beira Alta - 130 anos”, que foi inaugurada no passado sábado com a presença de dezenas de interessados
Recorde-se que aquela linha ferroviária, que se estendia da Figueira da Foz até Vilar Formoso, foi inaugurada no dia 3 de agosto de 1882. 
Que benefícios? Qual o contributo para o desenvolvimento social, económico e cultural? Qual o impacto na vida e quotidiano da população? São algumas das questões a que se pretende dar resposta com esta mostra, reunindo para isso o testemunho do "Grupo Em Linha", Biblioteca, Arquivo Histórico e Arquivo Fotográfico Municipais.

18.11.12

Mário Silva: Artista plástico assinala 83º aniversário “à maneira”!

A galeria Magenta inaugurou a exposição do artista plástico Mário Silva no âmbito do seu 83º aniversário, com a presença de inúmeros associados e amigos e do vereador António Tavares e da diretora da cultura Margarida Perrolas. 
A Presidente da Magenta Dulce Menezes salientou o momento significativo de se tratar do 1º evento artístico comemorativo do 83º aniversário do artista, intitulado “Ciclo 83”, que ainda irá passar por Cascais e Coimbra. 
A exposição fica patente ao público até 7 de Dezembro na Galeria Magenta, na Figueira da Foz, entre as 15 e as 19 horas, de sexta-feira a domingo.

15.11.12

AAAGP em grande com Pequeno Formato e Pequenos Artistas!

AAAGP organiza Salão de Arte em Pequeno Formato...
Associação da Amizade e das Artes Galego Portuguesa – com sede no Paião e galeria na Figueira da Foz - apoiada pelas respetivas juntas de freguesia assim como pela Câmara Municipal, tinha inicialmente como objetivo principal promover a arte entre os artistas galegos e portugueses. Mas neste momento é já uma associação internacionalizada com cerca de duzentos sócios, não só dos países da Europa (Rússia, Roménia, Holanda, França, Luxemburgo, Alemanha, Áustria, Itália e Espanha) mas também de vários países de todo o mundo como Brasil, Argentina, Guiné, Angola, Moçambique, S. Tomé e Príncipe e USA. 
O 2º Salão Internacional de Arte em Pequeno Formato contará com mais de 80 artistas internacionais de 16 paises: EUA, Eslovénia, Brasil, Argentina, Canadá, Guiné, Angola, Moçambique, Itália, Roménia, Hungria, Holanda, França, Luxemburgo, Espanha e Portugal. 
A Associação Galego Portuguesa uniu-se e deu a conhecer novos talentos, culturas, pessoas e novas formas de arte. E promoveu um catálogo, enviado a todos os participantes, divulgando que neste “cantinho à beira mar plantado” existe uma cidade maravilhosa. 
A partir do dia 24 no Centro de Artes e Espectáculos.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
...e vai à escola!
O projeto “Artistas por um dia” trouxe à escola EB1 do Paião no dia 14 de novembro, artistas da Associação da Amizade e das Artes Galego/Portuguesa. Com as turmas do 1º, 2º e 3º anos, das professoras Almerinda da Conceição e Maria de Jesus Caeiro, produziram cada um a sua pintura em acrílico sobre tela, de forma livre, com orientação artística de Conceição Ruivo, Mena Braz, Mimi Veríssimo e Odete de Sousa. 
De referir que as telas são de pequeno formato com o propósito de serem expostas - em anexo - no 2º Salão Internacional de Arte de Pequeno Formato – 20x20, a inaugurar no Centro de Artes e Espetáculos no próximo dia 24 Interagindo com artistas plásticos de uma forma lúdica as crianças são estimuladas e incentivadas a gostarem de arte e a reconhecerem a arte como parte integrante da sua formação.

11.11.12

Azul de Perdição no CAE

Até 2 de dezembro estará patente, na Sala Afonso Cruz do Centro de Artes e Espectáculos, a exposição de fotografia "Azul Perdição", de Sílvia Dias. 
Sílvia Dias, que se intitula “Artista Visual Multidisciplinar” mais do que fotógrafa, é licenciada em Artes Plásticas e Intermédia pela Escola Superior Artística do Porto. Com a exposição “Azul Perdição”, espera levar o espetador a um outro mundo, nem que seja por meros segundos. Espera levar outros a sentir emoções novas, que despertem a consciência para um outro mundo. 
O sonho nasce agarrado a nós; no fim, só nós é que o podemos dar vida.

6.11.12

Pintura, escultura e Torga no Sítio das Artes

Na Galeria de Arte da Associação da Amizade e das Artes Galego Portuguesa está em exposição durante o mês de novembro uma exposição da sócia Ana Pedro, professora de Educação Visual e Tecnológica residente na cidade do Porto, que se faz acompanhar de esculturas de Belarmino Morgadinho. 
Durante a inauguração ocorrida no passado dia 3, realizou-se em simultâneo uma palestra subordinada ao tema ‘Miguel Torga’. A oradora, sócia desta associação, drª Donzília Alves, responsável máxima pela Biblioteca de Mira, tem já editados alguns livros de sua autoria. Miguel Textos ditos pelo dr. Domingos Neto. Estiveram presentes, entre outros, os doutores António Tavares, vereador da Cultura, Luis Rebelo conceituado cardiologista, e o afamado artista plástico João Heitor Chichorro, entre outros.

As fantasias de Emilia Rosa na Magenta

Está patente na Galeria Magenta a exposição de pintura de Emília Rosa intitulada "Minhas Fantasias" até dia 16 do corrente. Nesta mostra a artista retrata bem o desejo de fuga daquilo que entende ser real e "Minhas Fantasias" são um deixar de manchas e de tintas falarem por si. É este o sentir da artista... é esta a sua paixão! 
A artista, que já expõe desde 1989, conta com obras suas em instituições públicas e privadas em Portugal, Brasil, Holanda, Estados Unidos da América e Japão.

Portugal com a Europa no Foz Plaza

É uma viagem no tempo, através de 180 imagens e documentos ilustrativos das relações de Portugal com a Europa. Recorda-se o Estado Novo, a instauração da democracia, o desenvolvimento económico e social. Salientam-se as negociações com o Mercado Comum, hoje União Europeia, e a nossa participação desde a adesão. Nesta exposição reconstitui-se o fio do tempo de mais de seis décadas, recorrendo à cronologia de acontecimentos emblemáticos da História contemporânea do nosso país. 
Organizada pelos Gabinetes em Portugal do Parlamento Europeu e da Comissão Europeia, esta mostra estará patente no Foz Plaza a partir de 5ª feira, 8 de novembro.

5.11.12

Concurso de Fotografia “Figueira da Foz – Destinos a descobrir”

Os prémios e menções honrosas atribuídos pelo júri do V CONCURSO DE FOTOGRAFIA DA FIGUEIRA DA FOZ – “Figueira da Foz – destinos a descobrir”, promovido pela Divisão de Cultura da Câmara Municipal da Figueira da Foz, através do Arquivo Fotográfico Municipal, serão entregues no dia 8 de novembro, às 18h00, no PlazaD’Art – Centro Comercial Foz Plaza – onde estará patente a exposição do concurso de fotografia. 
O júri é composto por: António Tavares, Vereador da Cultura, Margarida Perrolas, Chefe da Divisão de Cultura, Jorge Buco, representante da empresa patrocinadora – Foz Plaza, Alfredo Muños de Oliveira, fotógrafo profissional e Alexandre Ramires, especialista em fotografia. 
Estes 5 elementos decidiram atribuir dois primeiros prémios (Preto & Branco, e Cor) e ainda dez menções honrosas.

2.11.12

Arménio: Artista plástico expõe no CAE algumas das suas “Transparências”

Foi inaugurada ontem a exposição “Transparências”, na Sala Zé Penicheiro do CAE, de autoria do artista plástico Arménio Diniz dos Santos, de nome artístico Arménio. 
 Natural de Belmonte em 1957, é professor com o Magistério Primário e Licenciado em História da Arte na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Viveu em Paris onde trocou experiências com pintores estrangeiros e fez ateliers. Ilustrou vários livros, colaborou em diversas publicações e está representado em diversas instituições públicas e privadas, em Portugal e no estrangeiro. Realizou diversas exposições individuais e coletivas aquém e além fronteiras, recebendo várias Menções Honrosas e prémios. 
 Sobre a sua obra escreveu: "A pintura é uma forma de regresso às origens. Tudo acontece quando pinto, vivendo os sentimentos mais profundos do ser… de todos os seres. A cor ajuda e entre telas, partilho convosco as emoções de todos nós. Pintar é o desafio. Sempre com a transparência dos afetos … por vezes sob a forma de maternidades." A exposição estará patente até 18 de novembro.