19.12.12

Conceição Mendes expõe no CAE

Inaugurada hoje, dia 19 de dezembro, a exposição de Conceição Mendes na Sala Zé Penicheiro no CAE, intitulada “Pintura à Flor da Pele” e que tem como particularidade fazer a passagem de ano naquele local, já que estará patente ao público até 13 de janeiro. 
De cores vivas e incisivas, a pintura bem delineada da artista privilegia o feminino já que são raras as suas obras que não têm um delinear de mulher. “-Situo-me no “fazer”, entre os pretextos que me conduzem ao exercício da pintura e a receção por parte do observador… ele que interpreta conforme o seu modo de ver e de pensar, ele que prolonga e pluraliza a significação das imagens. É assim que “há vida” na minha pintura, para além do espaço físico…”

18.12.12

AAAGP numa autêntica “Volta a Portugal” em arte!

A Exposição coletiva “Itinere Stellae” os Caminhos de Santiago, está agora em Vila Real de Trás os Montes. Esta exposição percorre a Galiza e Portugal desde 2010 tendo já a programação até final de 2013 agendada. Esta é uma iniciativa da AAAGP-Galiza e AAAGP-Portugal. 
No âmbito da comemoração do 50º aniversário dos Comandos de Carregueira de Cima - Cacém, estará patente até 30 de dezembro em Sintra, no Palácio de Arte Moderna, a exposição coletiva “Memórias”, com obras de pintura, desenho, fotografia e escultura de vários artistas. Nesta mostra podem ser observadas obras com cores fortes e imagens densas, de traços únicos e visões singulares, como referiu Fernando Seara, Presidente da Câmara Municipal de Sintra. Aderiram a esta iniciativa Conceição Ruivo, João Viola, João Carvalho, Ana Estanqueiro, Helena Roso e Gina Fernandes. 
Na Galeria da Biblioteca Municipal de Mira, termina-se o ano com uma exposição coletiva de pintura e escultura… 
…e em Coimbra a AAAGP participou na Feira de Arte e Antiguidades no Museu dos Claustros do Convento de Santa. 
 Por sua vez, e durante o mês de dezembro na galeria da AAAGP, decorre uma feira intitulada “Amizade e Arte” onde poderá encontrar uma artística prenda de Natal, dado que existe desde livros de autores figueirenses e de outros nossos sócios, livros infantis ou não, de poesia e de prosa. Há peças em cerâmica, de madeira, em tecido e muita pintura em tela a preços convidativos. Existem ainda as esculturas de Belarmino Morgadinho a preços de Natal. E enquanto passeia pela galeria saboreie uma chávena de bom chá.

13.12.12

Magenta expõe na Ordem dos Advogados de Coimbra

A Magenta encerrou o 1º Sarau Cultural do Conselho Distrital de Coimbra da Ordem dos Advogados, evento integrado nas comemorações do 64º Aniversário da Declaração Universal dos Direitos do Homem, inaugurando uma exposição coletiva de pintura e escultura intitulada “Afetos” e que estará patente até março de 2013. 
.
Na foto: Dulce Menezes, presidente da Magenta e dr. Mário Diogo, presidente do conselho Distrital de Coimbra da Ordem dos Advogados.

12.12.12

Coimbra: Exposições de Cunha Rocha e Isabel Mora


Já foi inaugurada e estará patente até final do ano a exposição “Cunha Rocha, aguarelas – Isabel Mora, bijuterias” na loja Jorge Mendes, na Praça do Comércio, em Coimbra. 
Parte das receitas angariadas reverterão a favor de "As Criaditas dos Pobres" (cozinha económica) que não têm mãos a medir a tentar debelar a fome a tanta gente que procura esta prestimosa instituição.

10.12.12

Magenta expõe em Sintra e recebeu Tino de Rans

No âmbito da comemoração do 50º aniversário do Centro de Tropa Comandos estará patente até 30 de dezembro no Casino de Sintra (Museu de Arte Moderna) a exposição coletiva “Memórias”, com obras de pintura, desenho, fotografia e escultura de vários artistas. Nesta mostra podem ser observadas obras com cores fortes e imagens densas, de traços únicos e visões singulares, como referiu Fernando Seara, Presidente da Câmara Municipal de Sintra. 
A Magenta - Associação dos Artistas pela Arte, associou-se a este marco na história dos Comandos integrando também esta exposição com excelentes pinturas de Armando Pedro, Dulce Menezes, Emília Rosa, Lucília Costa, Gervásio Luís, José Neto, Óscar Almeida, Quim Madeira, Ramiro Calouro, Teresa Vilar e Zita Dantas. 
 *****************************************
No passado sábado dia 8 de dezembro foi inaugurada na Galeria Magenta a exposição coletiva de Natal com obras de inúmeros artistas da associação que ficará patente até ao próximo dia 4 de janeiro. Esta exposição teve a presença do conhecido Tino de Rans que apresentou a sua obra "há pressa...", um jornal de mesinha de cabeceira com 52 histórias de arte, que pretende editar a cada 10 anos, que divaga sobre a arte nas suas mais variadas vertentes, desde o pensamento à simples pedra que se pisa e que se olhada muito atentamente tem por vezes uma forma de arte-disse. 
Tino de Rans, que se deslocou à Figueira da Foz para se tornar associado da Magenta e desfrutar da magnífica exposição dos artistas da Magenta, apresentou a sua obra numa "Panela com Arte por dentro e por fora" da autoria do artista plástico Nuno Pedreiro.

8.12.12

AAAGP em constante atividade


No passado dia 1 de dezembro foi este jornal presenteado, na galeria da Associação de Amizade e das Artes Galego-Portuguesa situada no Sítio das Artes, com o Anuário de Arte 2102, no âmbito da apresentação da edição para o ano de 2013 e que se prevê de grande impacto. Na foto, um dos mentores do anuário editado pela TAACTO (Tertúlia Associativa de Arte e Cultura Torrejana) Sousa Varela, ladeado pelo artista plástico Óscar Almeida e esposa, e pela pintora Odete Sousa. 
Na ocasião visitámos também o atelier de pintura da associação.
Este atelier / sala de convívio fica situado numa das divisões, e por aqui trocam-se opiniões sobre arte, aprendem-se as técnicas base principalmente de pintura e escultura, e aprimoram-se os traços a aplicar "àquele trabalho" visando um melhor desempenho para a apresentação de uma obra final.