11.3.13

Caricaturas de Bernardino Machado

Exposição documental, no Museu Municipal Santos Rocha, de caricaturas de Bernardino Machado publicadas em vários periódicos humorísticos de finais do séc. XIX e da primeira metade do século XX, da autoria de alguns dos mais consagrados caricaturistas da época – Rafael Bordalo Pinheiro, Jorge Colaço, Leal da Câmara, Silva e Sousa, Francisco Valença, Stuart Carvalhais, Amarelhe, Jorge Barradas, entre outros. Até 27 de abril, com entrada gratuita. 
.
 As caricaturas estão agrupadas em 5 períodos: 
• 1892-1902 - Deputado e ministro monárquico. 
• 1903-1910 - Propagandista republicano. 
• 1911-1915 - Governante republicano. 
• 1917-1919 | 1927-1939 - Exilado político. 
• 1921-1926 - Governante republicano.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Entretanto, o Serviço Educativo do Museu Municipal realizou nesta 4ª feira a segunda edição do workshop de iniciação à caricatura, orientado pelo artista plástico João Ricardo Pinho da Cruz. 
 “Caricaturar” contou, desta vez, com a presença de uma dúzia de participantes, alunos da Universidade Sénior da Figueira da Foz, interessados nesta forma particular de desenhar, que exige uma observação atenta da pessoa a retratar, de forma a poder exagerar aquilo que a torna diferente das outras. 
Esta atividade complementou a exposição “A Preto e Branco – Desenho e Caricatura da Coleção do Museu Municipal”, ainda patente neste espaço cultural, e ao longo de cerca de 2 horas foram produzidos diversos trabalhos, alguns deles de qualidade assinalável. 
Próximo workshop será a 27 de abril, complementando a exposição “Caricaturas de Bernardino Machado”, organizada pelo Museu Bernardino Machado, Vila Nova de Famalicão.

Sem comentários: