6.3.13

Magenta no hospital, na LeiriArtes e na sua galeria

A segunda edição da “Solidarte” foi inaugurada na passada segunda-feira, 4 de março, no Canto das Artes da Galeria de Solidariedade no Hospital da Figueira da Foz, com obras de pintura dos artistas plásticos Armando Pedro e Teresa Vilar. Trata-se de um projeto que resulta de uma parceria entre a Magenta, a Liga dos Amigos do HDFF e o Hospital da Figueira da Foz. Nesta exposição, patente até ao dia 14 de abril, Armando Pedro, natural de Coimbra, apresenta pinturas que retratam a Figueira da Foz, Coimbra e Góis numa linguagem realista e impressionista ou na conjugação de ambas. Já Teresa Vilar, natural de Braga, expõe pintura abstrata com paisagens de cor, através de traços serenos e gestos ondulantes, pontuados por pormenores delicados que nos fazem divagar por cenários imaginados. A Magenta leva assim a arte ao hospital, proporcionando momentos de descontração para pacientes, acompanhantes e visitantes, colocando a arte ao serviço do bem-estar. Na inauguração, os presidentes das duas associações e os membros do Conselho de Administração do Hospital da Figueira da foz foram unânimes em considerar que as exposições ali realizadas permitem aproximar a arte do cidadão, sendo frequente ver que as pessoas que passam por aquele espaço param para contemplar as pinturas em exposição.
………………………..
Também na divulgação da arte junto do cidadão, a Associação Magenta participou na Leiriartes - Feira de Artes, organizada por um grupo de artistas de Leiria que decorreu no antigo mercado de Sant'Ana, nos dias 2 e 3 de março e onde estiveram expostas obras de pintura de vários associados versando as diversas temáticas e diversos tipos de expressão tais como realismo, impressionismo e abstracionismo.
……………………………
Paralelamente, no sábado dia 2 de março foi inaugurada a exposição "Miscelânea" de Manuela Fernandes na Galeria Magenta na Av 25 de Abril. A sua pintura inspirada na conjugação de cores oferece uma nova visão a partir da realidade objetiva e poderá ser visitada até dia 22 de março.

Sem comentários: