11.6.13

"Sardinha - uma exposição das profundezas do mar até à mesa”

No passado sábado, 8 de junho, pelas 15H00, o Núcleo Museológico do Mar inaugurou a mostra "Sardinha - uma exposição das profundezas do mar até à mesa” da autoria de Filipe Couto. 
Na presença do Presidente da Junta de Buarcos, do Vereador da Cultura e do Presidente da Câmara, entre outros, Filipe Couto efetuou uma visita inaugural à exposição, explicando um pouco da narrativa expositiva assim como dos motivos que o levaram a escolher a temática da sardinha como trabalho final da sua tese de mestrado.
Esta mostra é composta por cerca de 70 peças das áreas do artesanato, pintura, fotografia, desenho, ilustrações e imagens das obras dos grandes mestres de Matosinhos (António Carneiro, Augusto Gomes, Joaquim Lopes, entre outros) que nos mostram o percurso da sardinha das profundezas dos oceanos até à mesa portuguesa, passando pelas redes dos pescadores e das diversas embarcações que ao longo de décadas foram evoluindo. Começou-se com a lancha poveira, passou-se para a bateira, depois para a traineira a “fogo” e mais recentemente para a traineira motorizada, a diesel. 
Esta exposição pode ser visitada até 23 de agosto.

Sem comentários: