28.1.13

Carlos Seabra: Um Arquivo Incompleto de Imobilidade e Exploração


Foi inaugurado no Centro de Artes e Espectáculos, no passado sábado, a exposição de Carlos Seabra “Um Arquivo Incompleto de Imobilidade e Exploração”, patente até 24 de março. 
Carlos Seabra nasceu em 1970, em Aveiro. Desde 2003 trabalha de forma consistente como pintor. Em 2008 fundou com três colegas a Má Arte, uma associação de artistas que trabalham em Aveiro. O seu trabalho é figurativo e dominado pelas questões relacionadas com a representação da figura humana. 
Insere-se conscientemente na tradição histórica da pintura. Pinta mais vezes pessoas que paisagens ou objetos. Usa imagens fotográficas colhidas dos meios de comunicação de massas. Os seus autores são pessoas anónimas. Algumas imagens documentam o passado. Por vezes o autor é ele próprio.

26.1.13

Pediatria do Hospital Distrital da Figueira da Foz colorida pela Magenta

Foi hoje inaugurada, na galeria da Magenta Associação dos Artistas pela Arte, uma exposição coletiva de pintura intitulada “Colorir a Pediatria do HDFF”, e que estará patente até dia 8 de fevereiro. As telas, vivas e alegres, foram pintadas pelos alunos que frequentam as aulas de pintura na Associação Magenta e pelos professores Conceição Mendes e António José del Castillo e pelos alunos deste professor que frequentam as suas aulas em Ciudad Rodrigo. 
A partir desta data as obras seguirão para a Pediatria do Hospital da Figueira da Foz para tornar mais vivas e alegres as paredes desta ala. Este é um projeto que avançou com a colaboração da Imoexpansão Imobiliária que ofereceu as telas e as tintas.
 

25.1.13

N(u) Mercado...

Já foi inaugurada, na Galeria Plazad’Art (Centro Comercial Foz Plaza), a exposição N(u) Mercado – Uma obra com e para pessoas
Organizada pelo Arquivo Fotográfico Municipal, a mostra integra um conjunto de imagens obtidas a partir das obras decorrentes no Mercado Municipal da Figueira da Foz. A abertura da exposição contou com a presença de Carlos Monteiro, vice-presidente da Câmara Municipal, Margarida Perrolas, chefe da Divisão de Cultura, e António Albuquerque, diretor do Departamento de Projetos, Obras e Serviços Municipais. 
A mostra poderá ser apreciada até 26 de fevereiro.

16.1.13

Magenta com exposições distintas pela Figueira da Foz

Na Sala Zé Penicheiro do CAE foi inaugurada a exposição "ArteLivre" que apresenta uma seleção de trabalhos em que a inspiração dos artistas é uma constante. Algumas vezes o artista já tem em mente as sensações que pretende exprimir na tela antes de dar a pincelada inicial, noutras, contudo, elas aparecem com a obra em criação, de maneira espontânea. Assim surgiram estas inspiradas telas, pintadas para proporcionar ao observador cores sem fim, sentimentos multicolores, inspirações infinitas… algo que só os artistas conseguem transmitir. Patente até 3 de fevereiro. 
Paralelamente decorrem outras exposições da Magenta, uma na Galeria da Solidariedade no hospital, com obras dos artistas plásticos Mário Silva e Heitor Chichorro;
E outra na galeria Magenta, intitulada "Modos de Ver", com obras dos alunos que frequentam aulas de desenho e pintura sob orientação dos professores Conceição Mendes e José António del Castillo.

13.1.13

“Modos de Ver” - Coletiva de pintura na Magenta


Marta Lopes, Maria José Cecílio, Celeste Lopes, Dulce Menezes, Conceição Mendes, Diana Carvalho, Liliana Veneza, Hermínia Veríssimo e José Neto.
Foi inaugurada no passado sábado, na Galeria Magenta, uma exposição coletiva de pintura onde estão patentes alguns dos muitos trabalhos realizados nas aulas de pintura promovidas pela Magenta sob orientação da Mestre Conceição Mendes e do Professor José António del Castillo. 
Pela sua diversidade, a mostra revela a variedade de linguagens e tendências que os alunos experimentam no contexto das aulas onde, explorando vertentes diversificadas, se proporciona e se promove uma prática artística conceptual e tecnicamente mais alargada. A mostra, com excelentes trabalhos, estará patente ao público até ao próximo dia 25 de Janeiro.

9.1.13

MENA BRAZ na galeria Aguarela da AAAGP

Conceição Ruivo e Mena Braz
A artista plástica 
Mena Braz, 
excelente ceramista, 
expõe na galeria da AAAGP,
da qual é sócia, 
durante todo o mês de janeiro.

4.1.13

Pedro Mota Curto: Professor expõe “Miami & Key West” no CAE

Até 31 de janeiro, na Sala Afonso Cruz, exposição de fotografia "Miami & Key West", de Pedro Mota Curto. 
A cidade de Miami, em Miami Beach e sobretudo em South Beach, constitui um excelente exemplo de preservação do património arquitetural e de manutenção da qualidade de vida de uma cidade que soube evoluir e acompanhar os ritmos da modernidade, recuperando edifícios construídos nas primeiras décadas do século XX. De dia ou de noite as ruas e avenidas pululam de movimentos e de sensações num regresso arquitetónico ao passado que transmite uma permanente sensação de incrível modernidade. Key West é uma ilha tropical situada algumas centenas de quilómetros mais a sul, no Golfo do México, entre Miami e Havana, no extremo sul dos Estados Unidos. Aqui respira-se o calor, a praia, as águas quentes, a pesca, as antigas casas de madeira em estilo colonial, rodeadas de palmeiras que parecem protegê-las dos sazonais e temidos furacões. Parece inevitável a etérea presença do fantasma de Ernest Hemingway que nestas paragens viveu, amou, bebeu e redigiu alguns dos seus livros mais famosos. A casa onde residiu é a principal atração de Key West, permanentemente repleta de visitantes em busca do velho e do mar… 
Pedro Mota Curto é presidente do Agrupamento de Escolas Figueira Mar. Professor e historiador, quando possível. Escritor e fotógrafo amador. Viajante e turista ocasional. Aprendiz da complexidade humana.

AAAGP disponibiliza várias obras a preços convidativos


Na galeria desta associação no Sítio das Artes (antigas instalações da Universidade Internacional) estão disponíveis várias obras, algumas em pequeno formato, de Cunha Rocha, Mário Silva, Menano, Meké, Regina Afonso, e de muitos outros artistas plásticos portugueses e estrangeiros.
Para além dos preços convidativos, como amigo da AAAGP poderá adquiri-las com mais 5% desconto.