27.2.13

3rd Anniversary of AAAGP – Associação dos Amigos da Arte Galego Portuguesa

Está patente no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz, de 26 de fevereiro a 17 de março, na Sala Zé Penicheiro, a exposição “3rd Anniversary of AAAGP – Associação dos Amigos da Arte Galego Portuguesa”
Em fevereiro de 2010 é fundada em Portugal a Associação da Amizade e das Artes Galego Portuguesa (AAAGP) com Sede no Paião, Figueira da Foz. Esta associação tinha inicialmente como objetivo principal o de promover a arte entre os artistas galegos e portugueses. Neste momento é já uma associação internacionalizada, com cerca de duzentos sócios, não só dos países da Europa mas também de todo o mundo, como Brasil, Argentina, Guiné, Angola, Moçambique, S. Tomé e Príncipe e Estados Unidos. 
Esta associação lançou o Prémio Mário Silva, no CAE, com a colaboração da junta de freguesia de S. Julião e da Câmara Municipal da Figueira da Foz. Lançou, igualmente, o desafio do 1º Salão Internacional de Arte em pequeno formato, com inauguração também no CAE, que constituiu um enorme sucesso, com a participação de artistas plásticos de 16 países, o mesmo se verificando no 2º Salão, em 2012. 
..............................................................................................................................
Ainda no âmbito do seu 3º aniversário, a AAAGP têm também mais duas exposições coletivas em Coimbra: na Livraria Bertrand no Dolce Vita e na galeria Recordatório em Santa Clara. Ainda em Coimbra a sócia artista Ana Pedro tem várias obras expostas no Hotel D. Inês; E na Figueira da Foz Mimi Veríssimo expõe na galeria AAAGP no Sitio das Artes, e Sousa Varela na Biblioteca Municipal.
Por sua vez a exposição ItinereStellae continua a percorrer os Caminhos de Santiago por terras do norte.

24.2.13

Regulamento do 3º Salão Internacional em Pequeno Formato

A Associação da Amizade e das Artes Galego Portuguesa convida todos os artistas nacionais e estrangeiros a participar no “3º Salão Internacional de Arte de Pequeno Formato 20X20” (as obras têm de ter exatamente 20X20cm com ou sem moldura incluída). 
Esta é uma iniciativa artístico-cultural da Associação da Amizade e das Artes Galego Portuguesa que tem por objetivo a promoção de artistas e criadores de todo o Mundo nas categorias de pintura, desenho, gravura, escultura, fotografia, instalação e outras técnicas, sem restrições de nacionalidade, idade, formação ou religião. 
Este 3º Salão pretende reunir um grande numero de obras de 20X20, de estilos, técnicas e temáticas variadas. A exposição será realizada em novembro 2013 (em data a ser anunciada mais tarde) no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz, Portugal. Os artistas que desejam participar devem enviar online a sua ficha de inscrição assinada (aaagp.international@gmail.com) até ao dia 01de setembro de 2013.

20.2.13

O artista plástico sabe qual a forma mais segura e legal de negociar a arte que produz?

Saberá o artista plástico qual a forma mais segura e legal de negociar a arte que produz? A AAAGP espera esclarecê-lo na sua galeria na rua do Pinhal, nesta 6ª feira, dia 22, pelas 18h00.
.
Estará presente o contabilista da Associação, que irá intervir para tirar as dúvidas que existam e para se evitar as multas! 
Haverá ainda uma intervenção por parte de um representante do ACTIVOBANK com o fim de fazer uma parceria/patrocínio com a AAAGP e de esclarecer sobre quais as melhores formas atuais da rentabilização do dinheiro.

Caricaturar não é caricato!...

Caricaturar alguém exige uma observação e conhecimento da pessoa a retratar, para poder exagerar o que a torna diferente dos outros.
.
Aventure-se nesta forma de desenhar, garante-se que vai gostar! 
.
Sábado, 23 de fevereiro, Museu Municipal, 15h30. Para jovens com mais de 12 anos e adultos, 2 euros/participante sujeito a marcação prévia (tel. 233402840, ext. 418).

13.2.13

Mimi Veríssimo expõe na galeria da AAAGP

Inaugurada no dia 9, a exposição individual de Mimi Veríssimo "Explosão de Cores" estará patente durante o mês de fevereiro, de terça a domingo das 15h00 às 19h00.

8.2.13

Paul Nelson-Esch com “Modern Portraiture” no CAE

Até 24 de fevereiro estará patente na Sala Zé Penicheiro do Centro de Artes e Espectáculos a exposição "Modern Portraiture" de Paul Nelson-Esch. 
O artista é designer de moda, ilustrador e artista plástico, e vive e trabalha atualmente na Figueira da Foz. Nascido na África do Sul, mudou-se para Inglaterra onde estudou no Berkshire College of Art and Design. Mudou-se então para Londres onde frequentou a Universidade de Westminster (Harrow). 
O seu trabalho é inspirado na música, literatura, cinema e cultura pop. Tudo está centrado nos olhos e nas expressões faciais. Ideias que são pesquisadas até que o tema seja desenhado a lápis numa folha de papel para criar a sua essência. Simples, claro e moderno.

1.2.13

Associação de Amizade e das Artes Galego Portuguesa assinala 3º aniversário

Sábado, 2 de fevereiro de 2010 foi fundada a AAAGP. Três anos depois a data é assinalada com um almoço e com uma ‘boa’ meia dúzia de inaugurações durante o mês: 
1ª) Exposição coletiva na Livraria Bertrand no Dolce Vita, Coimbra; 
2ª) Exposição de Ana Pedro no Hotel D. Inês- Coimbra; 
3ª) Exposição, dia 4, de Sousa Varela na Biblioteca Municipal da Figueira da Foz; 
4ª) Exposição coletiva, dia 6 na Galeria Recordatório, em Coimbra. 
5ª) Exposição dia 9 de Mimi Verissimo, na Galeria Aguarela da AAAGP na Figueira da Foz; 
6ª) Exposição coletiva de aniversário, dia 26, no CAE. 
Tudo isto sem esquecer a exposição itinerante sobre os Caminhos de Santiago que se encontra em Vila Real.

Sala Afonso Cruz do CAE com “Imagem Real”

Estará patente durante todo o mês de fevereiro no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz a exposição de fotografia "Imagem Real", de Gustavo Medeiros e Tiago Marques. 
A fotografia com a sua capacidade de representação do real tem na sociedade contemporânea um valor acrescido. Numa sociedade de imagens em que tudo tem um reflexo virtual, a fotografia “real” torna-se banal. Todos fotografamos, todos expomos fotografias e criamos um mundo real-virtual nas redes, passamos a viver num mundo de imagens. 
E quando a fotografia deixa de ser uma representação? Este trabalho coloca exatamente esta questão, o apagamento da imagem fotográfica permite assim uma regeneração dos conceitos. A multidisciplinaridade, cruzamento entre fotografia e pintura, assume neste trabalho uma preponderância evidente, levando ao questionamento não só das imagens mas também das próprias fronteiras entre meios artísticos.