29.4.13

Rotunda do Paião com brasão de artista da vila

A principal rotunda do Paião foi este mês ornamentada com um painel de azulejos cujo tema, o brasão da vila, foi pintado pela reconhecida artista plástico paionense Conceição Ruivo. 
Junta assim mais uma obra às diversas que já tem pelo concelho da Figueira da Foz.

23.4.13

Arte no Hospital

A terceira edição da “Solidarte” foi hoje inaugurada no Canto das Artes da Galeria de Solidariedade no Hospital da Figueira da Foz, com obras de pintura dos artistas plásticos Hermínia Veríssimo e Ramiro Calouro, no âmbito do protocolo estabelecido entre a Magenta, a Liga dos Amigos do HDFF e o Hospital da Figueira da Foz. 
Nesta exposição, patente até ao dia 10 de junho, poderão ser observadas as criações artísticas destes dois pintores, proporcionando momentos de descontração aos que param para ver e apreciar a arte exposta. 
Na foto: António Guardado (presidente da LAHDFF), José Albino (membro do Conselho de Administração do HDFF - Administrador Delegado), Hermínia Veríssimo (artista expositora), Dulce Menezes (presidente da Magenta), Ramiro Calouro (artista expositor) e Anabela Serra (membro do Conselho de Administração do HDFF - Enfermeira Diretora).

22.4.13

Exposição “Olhar África Entre Dois Céus” de Clara Ramalhão

Foi inaugurada na Sala 2 de Exposições do Centro de Artes e Espectáculos um "Olhar África Entre Dois Céus", de Clara Ramalhão, onde estará até 30 de junho. 
“-Há quem use a palavra, a pintura ou a escultura… eu uso a imagem. E nesse sentido a fotografia é arte… a arte de prender o momento, o sentimento. Não importa o lugar, a hora, a luz, a cor da pele… Mas há lugares especiais no mundo, onde nos sentimos parte da terra, da areia, do céu e do povo. África é esse lugar magnífico que me fascina...” 
Esta cerimónia de inauguração contou, para além da autora, com as presenças do vereador Carlos Monteiro e de diversos convidados.

Exposição de pintura na Magenta

Está em exposição até dia 10 de maio, na Galeria Magenta da Figueira da Foz, um conjunto de pinturas dos artistas plásticos José Bexiga, Filomena Louro e Zita Dantas (na foto). 
Destes artistas pode-se sentir que a natureza revela a harmonia divina e nos une ao universo, ou ainda sentir as emoções proporcionadas pelo abstracionismo por um dia de sol ou pela pintura de Renoir.

17.4.13

Registos da Indústria Naval na Figueira da Foz

Está patente ao público na Biblioteca Pedro Fernandes Tomás a mostra documental “Registos da Indústria Naval na Figueira da Foz”, organizada pelo Arquivo Histórico Municipal. 
Até 30 de maio a Divisão de Cultura pretende, com esta mostra, dar a conhecer os traços da história desta indústria no concelho a partir dos registos existentes nas suas coleções. 
A indústria da construção e reparação naval teve reconhecido papel de relevo na tradição e economia figueirenses e encontram-se referências documentais que datam do séc. XVI, conhecendo períodos de significativa expansão ao longo dos séculos. Foi na segunda década do séc. XX que este setor entrou verdadeiramente na fase industrial, com particular incidência na construção de frotas bacalhoeiras e de marinha mercante.

16.4.13

Pintura, fotografia e escultura da Magenta em exposição

Está patente até 9 de maio, na Sala Zé Penicheiro do Centro de Artes e Espectáculos, uma exposição coletiva de pintura, fotografia e escultura da ‘Magenta’ intitulada “Olhares”. 
Nesta exposição poderão ser observados trabalhos realizados nestas diferentes áreas de criação artística e que se manifestam através de elementos visuais e táteis, como linhas, cores e volumes, promovendo uma relação dialógica entre dois mundos: o do Sujeito e o da Arte como expressão da Cultura.

Arte e Imagem na AAAGP

A exposição intitulada Arte e Imagem , com pintura de São Passos e fotografia de Marques Valentim, dois artistas plásticos residentes em Cascais, está em exposição na galeria da AAAGP - Figueira da Foz, até final do mês de abril.

10.4.13

Magenta promove aulas de Viola

A Magenta vai realizar um curso de viola (guitarra clássica). 
As aulas decorrerão uma vez por semana em horário pós-laboral ou laboral de acordo com a disponibilidade dos alunos, e constarão de estudo teórico, prático, musical e trabalho de desenvolvimento. 
Destinam-se a todas as pessoas, a partir dos 10 anos de idade, quer sejam ou não sócios. Está previsto o início do curso durante o mês de Abril. Para mais informações e inscrições contactar a Galeria Magenta das 15h às 19h de sexta-feira a domingo ou pelo respetivo e-mail.

Fotografia de Espetáculo - Formação

Fotografia de Espetáculo - Formação. 
****************
Arquivo Fotográfico 
Municipal 
da 
Figueira da Foz,
Centro de Artes e Espectáculos.
Inscrições até 
24 de abril 2013.
-------------------------------------------------
(Clicar no programa para melhor o visualizar)

8.4.13

“Lá Vos Encontro” em Lavos, faça Sol ou chuva!

Realizou-se, no passado domingo, 7 de abril, o “1º Encontro de Artesanato - Lá Vos Encontro”, que contou com a presença de 24 artesãos. Por volta do meio dia, e devido à chuva, houve a necessidade de continuar o “encontro” no Gimnodesportivo do Sport Club de Lavos. 
Durante a tarde os grupos de dança Sede Dance, Kidazzle, KolourDance e Vaisah Dançar proporcionaram uma fantástica tarde de animação para as centenas de pessoas que por ali passaram. 
Este encontro foi possível devido à ajuda e colaboração do Sport Clube de Lavos (sede do Rancho Folclórico e Etnográfico de Lavos), Junta de Freguesia de Lavos, Igreja Matriz de Lavos e dos artesãos: Saltlantico, Mão D'art, Big Bag, Tânia Maria Luz Dales, Marina Freitas, Vera Ferreira, Sandra Freitas, Raquel Leal, Teresa Pereira, R&R Criações, Paula Ferreira, Alpendre da Avó, Luisa Pinho, Marisa Mendes, Vilma Fernandes, Seguir - Afectos Lar de Idosos Paião, Tó-ze Presépios, Art'Acácia, Olga Freitas, Ana carvalheira, Angela Filipe, Maria Dulce Costa, António Gaspar, Aida Antunes e Agostinho Cestaria. 
Ficou a promessa de mais uma edição do “Lá Vos Encontro” para o ano, uma iniciativa da Eventástico - Gestão e Organização de Eventos Fantásticos.

7.4.13

Clara Gamito com ‘Um Outro Olhar Sobre o Alentejo’

Está patente até 28 de abril na Sala Afonso Cruz do Centro de Artes e Espectáculos a exposição de fotografia "Um Outro Olhar Sobre o Alentejo", de Clara Gamito. 
O Alentejo, os campos coloridos, o trigo, as flores, o restolho, os sobreiros, as azinheiras, as barras azuis, a imensidão... mas não só desta imensa beleza vive o Alentejo. Há também o mar, as praias, as lagoas, as barragens, as infraestruturas, a indústria... e é desse outro Alentejo que Clara Gamito mostra com esta exposição. 
Natural do litoral alentejano onde vive atualmente e onde trabalha na indústria petroquímica, a fotografia sempre esteve presente na sua vida. Tem interesse por vários géneros fotográficos, no entanto a fotografia de paisagem é aquela que mais espaço ocupa nos seus cartões de memória. Sem pretensões de viver da fotografia, apenas sabe que esta está e sempre estará presente na sua vida.

1.4.13

Lá vos Encontro... no 1º Encontro de Artesanato!

No domingo, 7 de abril, realiza-se em Lavos, junto ao Cruzeiro da Sra. da Conceição, um encontro de artesanato organizado pela Eventástico, marca registada e responsável pela gestão e organização de variadíssimos eventos. 
.
Com o propósito de enaltecer o artesanato em si, na sua vertente mais criativa, este evento denominado “Lá vos Encontro” conta com o apoio da junta de freguesia de Lavos e é totalmente gratuito, podendo ser visitado das 10h00 às 18h00.