24.7.13

José António Del Castillo expõe de novo na nossa cidade

De 27 de julho até a 10 de agosto estará patente mais uma exposição do artista plástico José António del Castillo na Galeria Magenta intitulada "Del Azul de Figueira al Ocre de Mirobriga", que reúne mais de duas dezenas de quadros quase todos retratando a Figueira da Foz, e onde predominam os azuis do céu e do mar.

Encontro (Feira) de Artesanato Urbano

Decorrerá no domingo, dia 28, das 15h e às 23h, no Picadeiro, o habitual evento de Artesanato Urbano no Bairro Novo.
.
Estas feiras de artesanato são mensais, decorrendo sempre no último domingo de cada mês.

22.7.13

Magenta premeia melhor aluno de Educação Visual

Decorreu no passado dia 17 de julho, na Escola Secundária Bernardino Machado, a entrega de prémios aos melhores alunos do agrupamento de escolas Figueira Mar do Ano Lectivo 2012/2013. A Associação Magenta mais uma vez galardoou o melhor aluno do 9º ano da disciplina de Educação Visual que este ano recebeu uma obra da reconhecida artista plástica Isa Nunes. Inês Sofia Cavaleiro foi ainda agraciada com a inscrição de associada da Magenta. Este é um projeto que esta associação tem vindo a participar, desde há vários anos, anteriormente com a Escola EB 2/3 Infante D. Pedro – Buarcos, que agora integra o agrupamento de escolas Figueira Mar. 
A direção da Associação Magenta faz votos para que a Inês Sofia Cavaleiro continue a ter sucesso na vida académica e que mantenha o seu gosto pelas artes, desejando que esta magnífica obra e a inscrição de associado sejam um incentivo para realizar trabalhos e expor juntamente com os artistas da Magenta, contribuindo assim para o seu crescimento como futura artista plástica do nosso concelho. 
Na foto: A aluna premiada Inês Sofia Cavaleiro; A autora da obra oferecida Isa Nunes; E a presidente da Magenta Dulce Menezes.

Associações de Artistas: Magenta e AAAGP participam no 2º Salão de Arte do Pinhal Interior

As referidas associações de artistas da Figueira da Foz estão representadas no 2º Salão de Arte do Pinhal Interior no Centro de Interpretação Turística da Vila de Pedrógão Grande, hoje inaugurado.
Artistas presentes da Magenta: Anna Aristova, Emília Rosa, Dulce Menezes, Zita Dantas, Lucília Costa, Hermínia Veríssimo e Teresa Vilar. 
Artistas presentes da AAAGP: Ankie Iedema, Martine Kieffer, Cidália Marques, Lídia Carrola, Mimi Veríssimo, Helena Lebre, Filipe Chaló, Conceição Ruivo e João Viola que representou os 500 anos de Foral Manuelino ao Concelho por D. Manuel I (1513- 2013) que se celebram este ano em Pedrogão Grande. 
No final foi oferecido a cada artista participante, para além de um gracioso catálogo, algumas lembranças regionais. 
(Clicar no programa ou na foto para uma melhor visualização)

19.7.13

Entregue prémio de Artes Plásticas no Paião

Foi ontem realizada a cerimónia de entrega do Prémio Artes Plásticas ao melhor aluno do 9º ano de Educação Visual da Escola EB 2/3 Dr Pedrosa Veríssimo no Paião - Figueira da Foz. 
Tomou palavra o Presidente da Assembleia da AAAGP, Joaquim Sousa Varela, que enalteceu a iniciativa da escola. Conceição Ruivo, a presidente, fez a entrega do prémio à aluna Milene Borges Masson, constituído por uma obra do artista húngaro Palakiko, e o respectivo catálogo do 2º Salão Internacional de Arte em Pequeno Formato onde consta essa obra. 
A aluna que vai seguir, no Secundário, o Curso de Artes, foi premiada ainda com a inscrição como sócia da Associação de Amizade e das Artes Galego Portuguesa.

9.7.13

“Feira Vintage” no Bairro Novo

Uma Feira Vintage anima domingo, 14 de julho, o Bairro Novo. 
Com começo a partir das 15 horas será animada pelo grupo “Dá-me corda” e tem já confirmada a presença de cerca de 50 participantes, podendo aderir mais, para o que se convida a procurarem nos seus baús peças “vintage” como bijutaria, roupa, acessórios, etc, que poderão ser vendidas ou trocadas entre si. 
A feira tem também cariz solidário, por isso a presença da Associação Magenta e a APAFF v ão estar presentes de forma a conseguirem donativos, sócios, ou bens que contribuam também para ajudar à sua sustentabilidade. 
Porque é verão a feira começa de tarde e entrará pela noite dentro, mas no outono e inverno começará pelas 10h00 e passará a ser todos os 2ºs domingos do mês.

7.7.13

Guilherme e Deolinda Agria na Biblioteca

A Biblioteca Municipal da Figueira da Foz apresenta, durante o mês de julho, uma exposição de pintura, intitulada “Duas Vidas, Dois Estilos” do artista plástico Guilherme Agria e de sua esposa, também pintora, Maria Deolinda Agria.
Sócio fundador da Magenta, Guilherme Agria integra agora a Associação de Amizade e das Artes Galego Portuguesa.
Deolinda Agria expõe óleos de cariz abstracionista.

Hospital Distrital da Figueira da Foz recebe exposição da Magenta

A Magenta - Associação dos Artistas pela Arte, o Hospital Distrital da Figueira da Foz e a Liga dos Amigos do HDFF, informam que de 8 de julho a 25 de agosto estará disponível ao público a exposição “Três Olhares de Fotógrafos Ibéricos”, de António Ramos, José António del Castillo e Lázaro Hernandez Becerro, na Galeria da Solidariedade do HDFF.

5.7.13

CAE com diversas exposições em julho

Mário Fresco, de 9 a 28 de julho, na Sala Zé Penicheiro
Mário Fresco nasceu em Toronto, em 1976. Ainda criança veio para Portugal, passando grande parte da sua vida no distrito de Coimbra onde se tem inspirado para a concretização da sua vasta obra, já referenciada em vários livros de Arte, com representações em diversas coleções particulares nacionais e internacionais. Participa, desde 1995, em exposições individuais e coletivas a nível nacional, internacional e online. 
…………………....................................................................................................................….
Exposição de fotografia "O Beijo", pela Storytellers
A Storytellers nasceu por acaso… nasceu da vontade de aprender mais sobre Fotografia e da vontade de aplicar esses conhecimentos. Nasceu e cresceu assente na paixão pela imagem e na força da amizade. A prova disso é esta exposição. O que vão encontrar aqui é o resultado da união de muitos amigos que, com o que tinham, se juntaram a nós. A escolha do tema para a exposição (os beijos) não prima pela originalidade, muitos foram os que já o usaram. Todos os damos diariamente, porém não são muitos os que não os apreciam… deliciem-se e estejam prontos para serem fotografados a meio de um.
De 13 de julho a 6 de agosto, na Sala Afonso Cruz.
…………………....................................................................................................................….
Júlio Resende: “As cores mandam em mim"
De 13 de julho a 28 de setembro, na Sala 2, a exposição "As cores mandam em mim", de Júlio Resende.
Em 2009, a Baganha Galeria, do Porto, tem o privilégio da exclusividade de Júlio Resende. A história deste espaço de arte e cultura está, por isso, intimamente ligada a este nome maior da arte contemporânea portuguesa.
“As cores mandam em mim”, numa coprodução com o CAE da Figueira da Foz, é assim uma exposição que pretende homenagear o Mestre, divulgando o seu trabalho e perpetuando a memória do artista.

3.7.13

Exposição Internacional de Arte no Museu

No próximo dia 6 de julho de 2013, pelas 16h00, o Museu Municipal Santos Rocha, na Figueira da Foz, inaugura uma exposição internacional de arte “FROM L’AGENZIA DI ARTE WITH LOVE” com a participação dos artistas plásticos Andrea Pierus, Aucta Duarte, Brighart, Carla Taveira, Evguenia Men, Fernando Rôlla, Fraguial, Francisco Urbano, Isaura Figueiredo, José Cunha, Léa Dray, Massimo Bardi, Olessia Stroeva, Renato Araújo, Santiago Ribeiro, Teresa Duarte, Victor Costa e Victor Lages, provenientes de Portugal, Holanda, Áustria, Itália, Rússia, Austrália, Brasil e Angola.
L’AGENZIA DI ARTE é uma associação composta por mais de setecentos artistas contemporâneos, de várias nacionalidades, que utilizam diversas técnicas artísticas, tais como pintura, desenho, fotografia, escultura, pintura digital e vídeo. Patente até ao dia 25 de agosto de 2013.

Cláudia Costa expõe no museu

O Museu Municipal Santos Rocha apresenta durante o mês de julho uma exposição de pintura da artista plástica Cláudia Costa, intitulada O Improvável Recreio dos Ícones.