31.3.11

Paulo Diogo = Em 2 dias expõe em três locais distintos

Paulo Diogo inaugura três exposições nos dois primeiros dias de Abril. Figueira da Foz, Coimbra e Mira receberão obras do prolífero professor e artista plástico.

Assim, Paulo Diogo vai expor no Tubo d'Ensaio na Figueira da Foz durante todo o mês de abril. Também neste dia 01 de abril expõe no 'stand' da AAAGP na FIARTE, em Coimbra.

E no dia 2 de abril vai inaugurar uma terceira exposição na Biblioteca Municipal de Mira.
Um interessante périplo!


26.3.11

Puzzle no CAE = Onde cada tela é pintada por nove!...

Em 2011 completam-se 35 anos do nascimento de um dos grupos de intervenção artística mais importantes da 2ª metade do século XX português, o grupo PUZZLE.
Formado no Porto, em Dezembro de 1975, o Puzzle foi constituído por 10 artistas que acabaram por conquistar um papel de destaque no actual panorama artístico português: Armando Azevedo, Albuquerque Mendes, Carlos Carreiro, Dario Alves, Graça Morais, Jaime Silva, João Dixo, Pedro Rocha, Gerardo Burmester e Fernando Pinto-Coelho.
O PUZZLE marcou o panorama cultural portuense e nacional nos anos 70 não só com o vanguardismo da sua performance e intervenção cultural mas também, através da criação de "puzzles", telas divididas em 9 partes que trabalhavam artisticamente imagens-ícone da identidade regional e nacional.
Uma tela pintada por 9 artistas plásticos... é obra. Ou melhor, são obras!
E foi hoje mesmo inaugurada a exposição "GRUPO PUZZLE (1976-1981): Pintura Colectiva = Pintura Individual" no Centro de Artes e Espectáculos.

23.3.11

Quimadeira expõe 'Divida Soberana'

"Divida Soberana" é a designação da exposição de desenho e pintura que o artista Quimadeira inaugurou no passado domingo na Galeria Magenta. Estará aberta ao público até dia 1 de Abril de 2011.

16.3.11

Magenta = Mais 'uma' no CAE

Na sequência da colaboração da Magenta com o Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz, foi inaugurada mais uma exposição com os seguintes artistas: Adelaide Seixas, Armando Pedro, Deolinda Agria, Deolinda Moutinho, Dina de Sousa, Dulce Menezes, Emília Rosa, Fernanda Figueiredo, Filinto Viana, Gervásio Luís, Guilherme Agria, Isa Pereira, José Couceiro, José Neto, Kim Molinero, Lucy Costa, Luisete Baptista, Maria Olinda Pinto, Mário Silva, Paulo Diogo, Ramiro Calouro e Sofia Neto. A exposição pode ser visitada até dia 2 de Abril de 2011.

14.3.11

DIA DO PAI assinalado na Biblioteca Municipal da Figueira da Foz

No próximo sábado dia 19 de Março, o DIA DO PAI é comemorado na Biblioteca Municipal da Figueira da Foz com duas iniciativas culturais direccionadas à comunidade:
Pelas 15H00, na Sala Infanto-Juvenil, realiza-se o atelier 'Eram muitas vezes' para pais e filhos. Orientado pela ilustradora Margarida Rodrigues (MAR), parte das suas ilustrações de contos infantis, em exposição na Biblioteca Municipal de 9 a 19 de Março, e visa promover o espírito crítico perante a obra de arte, bem como a sensibilidade à forma, cor e conteúdo.

Direccionado para pais e filhos dos 7 aos 12 anos de idade, este atelier fomenta o envolvimento parental e a participação em actividades com os seus filhos.
A participação é gratuita com inscrição até 18 de Março, num total mínimo de 10 e máximo de 20 participantes.
Por sua vez, e no Auditório Municipal pelas 15h30, terá lugar o lançamento do livro de Lurdes Breda “Rap do mar e outros contos de rimar”, que contará com a participação de alunos do 3º ano de escolaridade do 1º Jardim Escola João de Deus da Figueira da Foz e outros convidados.
(Clicar nos módulos para melhor os visualizar)

9.3.11

AAAGP decora Salutaris

Pintura Mural no consultório da Centro Dietético Salutaris na Figueira da Foz executada por São Ruivo e Mena, associados da AAAGP.

7.3.11

Montemor-O-Velho expõe artistas da Magenta

Foi inaugurada mais uma exposição colectiva da Magenta na Galeria Municipal de Montemor-O-Velho, com mais de 50 quadros dos seguintes artistas: Adelaide Seixas, Anabela Serra, Armando Pedro, Dulce Menezes, Emília Rosa, Fernanda Figueiredo, Filinto Viana, Gervásio Luís, José Bexiga, José Couceiro, José Neto, Kim Molinero, Lucy Costa, Luisete Baptista, Manuela Fernandes, Paulo Diogo, Ramiro Calouro, Rui Carvalho, Sofia Neto e Xavier Vaz.
Nesta inauguração marcaram presença os vereadores locais Abel da Silva Oliveira Girão e Alexandra Margarida Góis Ferreira e os pintores Ramiro Calouro e Fernando Cruz Santos por parte da Magenta.
A exposição pode ser visitada todos os dias úteis das 14h00 às 17h30. Entrada livre.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Ainda na sede da Magenta pode apreciar até ao dia 18 de Março uma exposição individual do jovem mas promissor artista plástico Jorge Fernandes.

4.3.11

Sue-Elie Andrade-Dé

Está patente na Sala Afonso Cruz do Centro de Artes e Espectáculos, de 3 a 27 de Março, a exposição “Monólogo Mudo” de Sue-Elie Andrade-Dé, artista franco-portuguesa que apresenta uma série de fotografias que revela objectos e espaços que fizeram já parte da sua vida.
Os objectos isolados revelam-se timidamente numa atmosfera silenciosa que é pontuada pela aparição de uma personagem discreta. As paisagens desérticas dão a sensação hermética de uma ausência de passagem. Os objectos tentam revelar um estado de alma e parecem vestir o papel de vocábulos, veículos de uma linguagem que somente se entende pelo olhar.

1.3.11

AAAGP = Do CAE até ao Museu da República

A Associação da Amizade e das Artes Galego Portuguesa inaugurou hoje, dia 01 de março, uma exposição no Museu da República e da Resistência, em Lisboa, baseada na mulher e no Dia Internacional da Mulher que se assinala dia 08.
Com o mesmo tema continua até 13 de março uma exposição no CAE da Figueira da Foz.