20.10.11

Zé Penicheiro expõe na sala Zé Penicheiro

Zé Penicheiro desempenha um lugar de charneira artística na vastidão dos artistas portugueses. O rigor, a expressividade, a harmonia das suas composições, aliam-se à sensibilidade e amor que são apanágio da sua pessoa. Um trabalho seu abarca o pensamento de Benedetto Croce, ou seja: “em cada obra reproduz o seu universo inteiro”. E o seu universo é, realmente, um mundo fascinante, construído na paleta de cores inconfundíveis, e na estética que exerce fascínio e explana infinidades de vivências.
Liberto do academicismo que, muitas das vezes, acorrenta a criatividade, proporciona em cada composição uma linguagem própria, sublimada na gramática estilística que o enobrece e o apresenta como mestre na difícil tarefa de pedagogo e de verdadeiro artista.
No âmbito da comemoração dos seus 90 anos, Zé Penicheiro expõe na sala com o seu nome no Centro de Artes e Espectáculos.
Uma exposição de fotografia da vida e obra do artista, um autêntico álbum de memórias que ilustra e recorda alguns momentos de uma vida rica de emoções, a verdade do trabalho e a mensagem que transmite.
Até dia 01 de novembro uma exposição a não perder.

1 comentário:

Anónimo disse...

E então eu, grande admirador da arte de Zé Penicheiro, desde os tempos em que o via na RTP a pintar ao são da música, e que só hoje, 10 de Novembro de 2010, tive conhecimento desta Exposição, será
que fico sem a ver?
Não seria de apresentar este evento em outras terras, ou seja, numa Exposição itinerante?
Aproveito o ensejo para enviar meus parabéns ao Ilustre Nonagenário.
Albino Gomes
Vila do Conde