28.1.11

C.A.E. = Os mitos de Joaquim Filipe

Joaquim Filipe nasceu em 1958, em Ílhavo. Com uma actividade que tem passado pelo Design Gráfico, Design de Equipamento, pela Pintura e Ensino, tem realizado várias exposições individuais e colectivas.
Expõe agora no Centro de Artes e Espetáculos. O tema desta exposição é sobre os Mitos de EUROPA e PANDORA.
"Em verdade, o meu percurso na Arte começou desde tenra idade nas Janelas Verdes e nos cais da Rocha (Lisboa) com o meu tio avô. Depois era todo o desenrolar desses passeios com os barcos á mistura, nos desenhos que fazia nos tampos das mesas do café da minha tia lá em Ílhavo. Devia ter uns quatro anitos e já os capitães da marinha mercante eram os meus primeiros espectadores e avaliadores. Mas, muito mais que a credibilidade que os pequenos desenhos lhes poderiam causar, era o incentivo que me davam a continuar. Um dia apareceu lá no café um senhor que me mostrou outros tipos de representação, disseram-me mais tarde que era professor de Desenho e de facto foi também meu.
Uns anos depois encontrei-me de novo em Lisboa para estudar Design. A visita aos antigos sítios e claro, os novos conhecimentos, continuaram a motivar-me para os Desenhos e Pinturas. Eram já as participações nas bienais de Artes plásticas no país e estrangeiro. Em fim, as minhas obras são sempre uma evocação terna desses mapas das emoções e dos afectos.
As escalas imaginárias, os percursos, os limites e as paisagens que servem de músculos às personagens, tentam medir e colocar essas paixões". Joaquim Filipe – 2011

22.1.11

Filinto Viana na Magenta

Filinto Viana é um artista plástico que se tem destacado no panorama artístico figueirense.
Inaugurou neste sábado mais uma das suas vastas exposições,
uma 'individual' na Magenta que pode ser visitada até ao dia 05 de fevereiro. A não perder de vista!

17.1.11

Isabel Barbas

O Centro de Artes e Espectáculos informa que estará patente na Sala Zé Penicheiro, de 04 a 23 de janeiro, uma exposição de pintura de Isabel Barbas.
Isabel Barbas nasceu em 1973, em Angola, vivendo agora na Figueira da Foz, e desde muito cedo gostava de brincar inventando e reciclando. Passava horas no meio dos lápis, das tintas e das formas numa exploração apaixonada que a levaram a um novo mundo de cores e fantasia.
Licencia-se em Ciências Religiosas e em 2005 dedica-se a formações várias na tentativa de encontrar o seu próprio estilo, mas é no meio da distinta cultura de Shangai e de formações de influência oriental que surge um pequeno planeta suspenso num mundo imaginário cheio de personagens que recebem vida, de uma forma colorida e abrilhantada.
As obras baseiam-se numa mistura intensa de cores e padrões, conseguidos tanto pela pintura como pela colagem de tecidos, cujos sombreados se ajustam ao conteúdo. As casas e todos os elementos parecem mover-se, ondulando e governando a tela como se tivessem vida própria.
Fantasia e surrealismo comunicam para abrir uma porta para outro mundo, onde o observador é convidado a participar e a construir o seu mundo em pensamento.

10.1.11

Paulo Gaspar Ferreira inaugura três exposições no CAE de uma só vez!

Realizou-se no dia 08 de Janeiro, pelas 17h00, no Centro de Artes e Espectáculos, a inauguração das três exposições de Paulo Gaspar Ferreira integradas na série “Animae”: “Anima Vegetalis”, “Anima Aquatica” e “Anima Sensualis”.
Esta cerimónia contou com as presenças do autor da exposição Paulo Gaspar Ferreira, do Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Dr. João Ataíde, e dos Vereadores da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Dra. Isabel Cardoso e Dr. António Tavares, e ainda de Miguel de Carvalho, autor de alguns poemas que acompanham esta exposição, entre outras individualidades e convidados.
Assim, na Sala 2, pode ser visitada a exposição “Anima Vegetalis”, um trabalho que, ao longo de dois anos, foi sendo realizado numa pequena cela monástica do Mosteiro de S. Martinho de Tibães.
Na Sala 3, encontra-se a mostra “Anima Aquatica”. Estas imagens vieram do mar e da sua vontade.
Finalmente, na Sala Afonso Cruz, está patente a exposição “Anima Sensualis”. Gestos de corpos imaginados cerzidos com linha pura...
As exposições “Anima Vegetalis” e “Anima Aquatica” irão estar patentes até ao dia 20 de Fevereiro e “Anima Sensualis” até ao dia 30 de Janeiro.
A entrada é gratuita.