23.1.12

Cinema na Figueira - Memórias do Parque Cine

O Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz informa, que estará patente, na Sala 3 de Exposições, de 20 de janeiro a 26 de fevereiro, no âmbito do Ciclo de Cinema do CAE, a exposição “Cinema na Figueira - Memórias do Teatro Parque Cine”.
A exposição “Cinema na Figueira: Memórias do Teatro Parque Cine” está integrada no Ciclo de Cinema do CAE.
Cinema: imagens em moviment? Imagens eternamente imóveis. Cinema: apenas um truque, um feitiço: a Grande Ilusão.
Na Figueira da Foz existem, existiram, alguns desses espaços com imagens encantadas. O Teatro Parque Cine foi um deles. Entre 1907 e 1971 foi a sala de espetáculos mais frequentada da cidade: deu-nos teatro, música, circo, desporto, e, claro… filmes mudos e fonofilmes.
Em 1985 a ilusão foi demolida. Hoje, o Arquivo Histórico Municipal da Figueira da Foz convida-nos a viajar ao longo de uma outra ilusão: o passado. Uma realidade feita de memórias imperfeitas, cartazes amarelecidos, maquinaria erodida pelos anos.
(Tom Mix e os outros cowboys já não moram aqui).
A abertura ao público efectuou-se no dia 20 de Janeiro, pelas 18h00. Entrada é gratuita.
(N.A. – Fotografias do Parque Cine de autoria de António Flórido)
………………
Ainda no âmbito do Ciclo de Cinema do CAE estará patente na sala 3 uma Exposição Interativa de Jogos Óticos, um ponto de encontro para o fascínio e para a exploração da imagem em movimento, onde crianças e jovens serão convidados a interagir com jogos óticos e o computador para produzir animação. Este espaço lúdico é lugar de magia e estará povoado de surpresas e desafios.

Sem comentários: