1.5.12

Prémio Mário Silva atribuido

O Centro de Artes e Espectáculos informa que está patente, na Sala Zé Penicheiro, de 1 a 22 de maio, a exposição “Prémio Mário Silva”, instituído pela AAAGP – Associação da Amizade e das Artes Galego Portuguesa.
Tendo como objetivo reconhecer o mérito, a relevância, o apoio e o contributo para as artes, foi deliberado pela Direção da Associação da Amizade e das Artes Galego Portuguesa, instituir um prémio aos sócios e outros artistas plásticos nacionais e internacionais, designado em 2012 por Prémio Mário Silva, notável artista plástico contemporâneo português, remetido à geração de 60, que consagrou a existência a uma ação cultural, humanística e libertária, de contestação ao “establishment”. Mário Silva é sócio honorário da Associação da Amizade e das Artes Galego Portuguesa da Figueira da Foz.
Participaram 21 artistas neste 1º “Prémio Mário Silva”:
Na área da Fotografia: António Ramos, José Rasquinho e João Valentim; Escultura: Graça Patrão; Instalação: Cosme; Pintura: Silvana Violante (Itália), José Carrasco, kim Cruz, Pedro Charters d`Azevedo, Lourdes Da Silva (França), Maria Claudino, Fernando Pascoal, São Passos, Manuela Marques, Victor Costa, Adozinda Silva, Regina Affonso (Brasil), Silvia Marieta, Teresa Gaspar, Carlos Lameiro e Maria Guia Pimpão.
Premiados:
Menções Honrosas, prémio Medalhas + Diploma = Bronze: Pedro Charters d`Azevedo com a obra "Surpresa"; Prata: Maria Guia Pimpão com a obra "Poema para a minha mãe"; Ouro: Kim Cruz com a obra"Musicar".
Grande Prémio Mário Silva, prémio de 700 euros (500 euros em numerário e 200 referente ao troféu em prata) + Diploma: Sílvia Marieta com a obra "O resgate".
A Associação vai ainda tornar oficialmente Sócios Honorários os seguintes artistas plásticos: Marina Silva, Cunha Rocha, Heitor Chichorro e António Menano.

Sem comentários: