30.4.12

Isa Nunes, Mário Nunes e Mário Madaleno na Magenta

Foi inaugurada no passado sábado dia 28 de maio, na Galeria Magenta, a exposição “Revivências”, da figueirense Isa Nunes.
Para além das obras de pintura, a artista participa também com uma escultura, na companhia dos escultores Mário Nunes, também natural da Figueira da Foz, e de Mário Madaleno, de Mira.

19.4.12

AAAGP recheada de atividades

Vila Pouca de Aguiar (Câmara) com a exposição itinerante "Os Caminhos de Santiago" que percorre já há dois anos os caminhos de Portugal. Permaneceu um ano no Alentejo deslocando-se agora para o norte do país onde tem garantidas doze localidades;
Paços do Concelho de Pombal - Exposição coletiva com cerca de 50 obras patente ao público até 30 de Junho;
Galeria Municipal de Montemor-o-Velho: Exposição coletiva que conta com cerca de 40 obras nas mais variadas técnicas: Fotografia, instalação, desenho, pintura, escultura em pedra e em madeira e cerâmica;
A 25 de Abril haverá a apresentação de um livro da sócia Lurdes Breda. Exposição patente ao público até ao dia 6 de maio;
Na galeria AAAGP na Figueira da Foz - Exposição individual "Alma da Pintura" do artista guineense Lemos Djata. Patente ao público até final do mês;
Na Biblioteca Municipal da Figueira da Foz - exposição individual "Universos experimentais" da sócia Ana Reis. Patente ao publico até final do mês;
Na Biblioteca Municipal de Mira: Uma exposição individual do sócio Kim Cruz até final do mês;
Galeria Colo da Garça, no Hotel D. Inês em Coimbra: Exposição individual da sócia Maria Thomas;
Dia 25 de Abril a AAAGP estará no jardim Municipal da Figueira da Foz, dinamizando o trabalho artístico com crianças, jovens e população em geral. Uma iniciativa da Junta de Freguesia de S. Julião;
E na Galeria AAAGP aulas de Pintura e Cerâmica, todas as tardes.

16.4.12

Casas de Tolerância na Figueira da Foz

Chamam-lhe a “mais velha profissão do mundo”… Talvez seja, mas ao longo dos tempos, como as demais, também esta se foi alterando e evoluindo!
O Arquivo Histórico Municipal da Figueira da Foz traz a público, através de mostra documental, um curto período dessa dura realidade, procurando dar resposta a algumas questões:
-Quem eram? De onde vinham? Porque se prostituíam? Como se organizavam?
Em exposição no átrio da Biblioteca Municipal da Figueira da Foz até 7 maio.

13.4.12

A encáustica de Ana Martins Reis

Ana Maria Machado Martins Reis nasceu em Viseu, passou por Moçambique e dedica-se vai para quatro anos às Artes. Participou em diversos Workshops e cursos direcionados a técnicas específicas de exploração artística. Os seus trabalhos exploram as artes decorativas como a pintura em encaustica (cera quente) vitrofusão e cerâmica.
Expõe agora a obra em encáustica “Menhires II” que se encontra em exposição na biblioteca da Figueira da Foz até ao fim do mês de abril.

12.4.12

Jorge Dias = Fotógrafo expõe na Galeria Plazad’Art

A Divisão de Cultura da Câmara Municipal da Figueira da Foz, através do Arquivo Fotográfico Municipal e do Foz Plaza, apresentam no espaço da Galeria Plazad’Art uma exposição do fotógrafo Jorge Dias intitulada “O Homem e a Cidade”. Até fins de maio poder-se-ão apreciar um conjunto de fotografias aéreas que refletem a evolução da cidade da Figueira da Foz nos seus mais diversos aspetos, num período que começa em 1975 e se estende a 1999.
Do ar tudo parece mais lógico e justificado, mas ao mesmo tempo, também o insólito se revela mais cruamente. O momento das fotografias é um momento de uma cidade em transformação.
Jorge Dias nasceu em Lisboa em 1950, radicando-se na Figueira da Foz em 1971. Aqui iniciou a sua atividade como fotógrafo profissional a partir de 1974.
Obteve, entre outros, o Grande Prémio de Tecnologia Aplicada em 1991, e o Óscar Internacional de Empresa relativo ao biénio 1992-1993.

Exposição de Pintura em 3D no Museu

São 24 os trabalhos apresentados nesta exposição desenvolvidos na disciplina de Oficina de Artes do 12º ano da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, entre Setembro e Outubro de 2011, sob coordenação e orientação da professora Adélia Batata, tendo como tema a interpretação de uma obra de arte em 3 dimensões.
Os materiais utilizados foram os mais diversos como o papel, nas suas variadas qualidades (papel de jornal, papel de revista, papel de cozinha, cartão, cartolinas, etc.) a esferovite, a madeira, o arame, as pastas, os têxteis, tintas, roofmate, colas, pigmento branco, entre outros.
Pelo interesse que esta abordagem tridimensional revela ao nível criativo e interpretativo, e pela existência de obras integradas nas diferentes correntes artísticas, desde o Renascimento à Contemporaneidade, passando pelo Impressionismo, Surrealismo, Simbolismo, Abstracionismo, Cubismo, entre outras, a presente exposição poderá ser a revelação de novos talentos e a descoberta de novas formas de interpretação temática, de acordo com a vontade do visitante.

9.4.12

Inauguração da Exposição de Fotografia "Antípodas" de João Bracourt

“Um conjunto de fotos da Figueira da Foz e das 'Mentawais' em que o contraste do preto e branco do velho continente com as cores da Indonésia pretende paradoxalmente mostrar as semelhanças destes dois locais antípodas. As lindas ondas da Figueira comparam-se às suas exóticas primas do Índico, assim como os seus vermelhos fins de tarde, o seu peixe, etc.
Sem fundamentalismos faço também uma pequena chamada de atenção para a sustentabilidade da cidade e das suas ondas." - João Bracourt.
Em exposição na galeria do Tubo d’Ensaio até 4 de Maio.

"Romeria...

O Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz informa que está patente na Sala Afonso Cruz, de 5 de abril a 1 de maio, a exposição “Romería de El Rocío – A Short Story”, de José Maria Pimentel. Fotografias tiradas em Andaluzia, Espanha, em 2002. Uma pequena aldeia, uma “Romería”. Aquele misto, tão deles, de pagão e religiosidade profunda.
Três dias e três noites sempre até de madrugada. Porque, no correr desses dias, El Rocío não dorme.”

4.4.12

Magenta - Coletiva de primavera

Está patente ao público até 27 de abril a Coletiva da Primavera na Galeria Magenta, que conta com pinturas e esculturas de inúmeros artistas associados da Magenta:
Diana Carvalho, Lucy Costa, Rako, Lourdes Fidalgo, Armando Pedro, Fernanda Soares, Dulce Menezes, Celeste Lopes, Ramiro Calouro, Ana Machado, Rui Carvalho, Filinto Viana, Quim Madeira, José del Castillo. Em baixo, Mário Nunes.
Falta a Teresa Vilar e o José Neto. E também a presidente da Assembleia Geral Ana Machado, sócia não-artista.

3.4.12

Casca Zinha

Está patente na Sala Zé Penicheiro do Centro de Artes e Espectáculos, até 29 de abril, a exposição de Zinha Silva “Saídos da Casca”.
Partindo da provérbio “Na Natureza nada se perde, tudo se transforma”, e sendo o seu lema de vida “reciclar empregando a arte quando a natureza está em perigo”, apelou à sensibilidade de todos e eis que surgiu os “Saídos da Casca”, ou seja, trabalhos executados com cascas de ovos.
Zinha Silva, depois do êxito de anteriores exposições com ‘garrafas de refrigerantes’ e da ‘revolução dos trapos’, apresenta agora as suas telas, molduras, candeeiros e caixas, ornadas com casca de ovos, e ovos de avestruz, gansa, pata e galinha exteriormente pintados com o seu bom gosto! É absorvente apreciar as telas pintadas onde o tema central são centenas de pequeníssimos pedaços de casca de ovo colados, complementando o trabalho! A não perder. Até por ser diferente!

1.4.12

Lemos Djata - Guineense expõe na AAAGP


Já está patente na sede da galeria da AAAGP na rua do Pinhal, até 28 de abril, uma exposição de pintura hiperrrealista do artista plástico, sócio desta associação, o guineense Lemos Djata.