1.3.13

Fotografia: Exposição "New Found Land" no CAE

O Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz informa que está patente até 31 de março, na Sala Afonso Cruz, a exposição de fotografia "New Found Land", de Luís Miguel Monteiro.
Luís Miguel Monteiro nasceu em Águeda, em 1975. Cresceu em São João da Madeira e vive em Coimbra. Tem desenvolvido trabalho em fotografia, associado à construção da memória.
Portugal foi o último país europeu a utilizar navios à vela numa frota comercial, o último a pescar bacalhau à linha, ao largo da Terra Nova e da Gronelândia. Cada navio transportava botes – ou doris –, arriados para pescar e tripulados por um pescador só. 
A título oficial, a pesca longínqua era apresentada como um legado dos descobrimentos. A bordo do navio, o alojamento era exíguo, a alimentação repetitiva, a água doce racionada e a disciplina férrea. Ao embarcar no dori, cada pescador teria de pescar em condições difíceis, durante longas horas, vivendo o risco de não regressar. Estava dispensado do serviço militar quem completasse sete campanhas. Apesar de tudo, era possível experimentar uma liberdade dura, uma aventura perigosa, e gostar genuinamente. Pescar era também experimentar um processo de descoberta, uma transformação do modo de ver e de sentir. 
Foi construído um imaginário coletivo, com base em relatos de pescadores e objetos que sobreviveram ao fim da pesca à linha.

Sem comentários: