8.5.13

Um sábado com "Sinais de África"

Integrado nas comemorações do “Maio é Museu”, o Museu Municipal apresentou um conjunto de iniciativas genericamente designadas “Sinais de África”. 
A tarde iniciou-se no átrio do edifício Museu / Biblioteca com um momento musical, a cargo da artista moçambicana Selma Uamusse, uma voz que recebe e personaliza influências do jazz, da soul e do gospel, e que agradou visivelmente ao muito público que optou por um “mergulho” na cultura, num dia que convidava à inércia, à praia e a banhos de mar. 
Seguiu-se a inauguração da exposição de fotografia “De Olhos nos Olhos”, de Maria João Arcanjo, que citamos: (...) as minhas imagens são basicamente fotografias de rua. O meu principal projecto é a vida das mulheres e crianças dos Palop’s, que aqui compartilho convosco... 
Inaugurada também a mostra de pintura “Memórias do Olhar”, de Clotilde Fava, cujo trabalho traduz na tela histórias do eterno quotidiano de África, onde a figura feminina incorpora, a par das representações animais, o espírito telúrico e onírico que é indissociável da mulher africana. 
 A terminar, antes de um descontraído beberete, tempo ainda para uma demonstração de Capoeira pelo Grupo brasileiro Muzenza, no Jardim dos Aromas, um dos espaços verdes do edifício. 
 Uma tarde de maio diferente, instrutiva e divertida. Cultura viva!

Sem comentários: