28.5.13

Aeromodelismo e radiomodelismo na escola João de Barros

(Clicar nos módulos para melhor os visualizar)

Lixúria – Exposição de Humberto Santos no CAE

De 31 de maio a 30 de junho estará patente na Sala Afonso Cruz do CAE a exposição de fotografia "Lixúria", de Humberto Santos. 
A “poesia visual”, no espectro solar do visível, abrange uma vasta gama de frequências, do polo vermelho ao polo violeta...

23.5.13

Núcleo Museológico do Sal da Figueira da Foz recebe fotografia premiada

The Arrival of Flamingos, da autoria de João Petronilho, foi a Gold Medal, num total de 11 imagens premiadas no 6º Concurso Internacional de Fotografia de Natureza “Animals in the Wild”, promovido pela Sociedade de Fotografia Eslovena. 
Segundo João Petronilho, esta fotografia: o céu rosado e a “dança” efetuada pelas aves durante a aterragem tornaram este momento especial, foi captada numa saída de campo à Ilha da Murraceira, localizada no estuário do Mondego. Enquanto observava algumas aves limícolas a alimentarem-se numa salina, foi surpreendido pela chegada deste pequeno grupo de 14 flamingos, que apenas lhe permitiu fazer quatro instantâneos. 
De destacar ainda que, tratando-se de uma fotografia tão característica das paisagens da Figueira da Foz, o autor decidiu oferecê-la ao Núcleo Museológico do Sal para que todos os visitantes a possam apreciar. 
Esta fotografia integra a exposição fotográfica Segredos da Gândara, patente ao público no Núcleo, até nove de junho.

17.5.13

Concurso de pintura ao vivo na Magenta

No âmbito do seu 10º aniversário, a Magenta-Associação dos Artistas pela Arte, leva a cabo no dia 22 de junho um concurso de pintura ao vivo com atribuição prémios e menções honrosas dirigido quer a iniciados quer a pintores experientes ou profissionais. Este concurso, de tema livre, tem como objetivo a promoção da arte e cultura na cidade da Figueira da Foz, a divulgação dos artistas participantes e das suas obras artísticas, e estimular no público o gosto pela arte. 
 Podem participar todos os interessados, sócios ou não da Magenta, com 14 ou mais anos de idade, inscrevendo-se numa das seguintes categorias: “Jovem Revelação” – 14 a 18 anos (inclusivé); “Iniciados” – 18 ou mais anos; e “Experiente Profissional” - 18 ou mais anos. Inscrições recebidas na Galeria Magenta na Av. 25 de Abril (por baixo da Esplanada Silva Guimarães) na Figueira da Foz, de sexta-feira a domingo, das 15h às 19h. 
A ficha de inscrição e o regulamento encontram-se também disponíveis no blogue e na página do Facebook da associação.

13.5.13

Ano do Brasil – Tadeu Vilani e Alfredo Munõz em mostra fotográfica no CAE

A Divisão de Cultura da CMFF promoveu no passado sábado, no Centro de Artes e Espectáculos e junto à sala Afonso Cruz (na qual se encontra patente, no âmbito das comemorações do Ano do Brasil em Portugal, a mostra fotográfica “Diversidades”) uma videoconferência com o autor, o premiado repórter fotográfico brasileiro Tadeu Vilani. 
Numa conversa descontraída e animada, na qual participaram, entre outros, o vereador da cultura António Tavares e o fotógrafo figueirense Alfredo Munõz, Tadeu Vilani - vencedor em 2011 do consagrado concurso fotográfico “Leica-Fotografe” na categoria Preto e Branco e recentemente premiado com uma menção honrosa na categoria Retrato Série, no POY Latam 2013, concurso de fotografia, promovido pela Nuestra Mirada – La Red Social de Fotoperiodistas Iberoamericanos, que avalia, em 19 categorias, os melhores trabalhos fotojornalísticos produzidos nos países iberoamericanos - deu-se a conhecer para além das imagens. 
Tadeu Vilani é natural de Santo Ângelo, interior do estado do Rio Grande do Sul, Brasil, descende de italianos, polonenses e índios. Trabalha há 17 anos como repórter fotográfico no jornal Zero Hora, de Porto Alegre, contudo antes de ser fotógrafo ele se “imaginava a ser poeta”. 
Atualmente encontra-se a realizar um trabalho documental, vídeo e fotográfico, que aborda a saída das jovens mulheres dos estados do interior do Brasil para as grandes cidades, para estudarem e se formarem e o seu posterior regresso às origens para pôr em prática nas explorações agrícolas os seus conhecimentos. “As pessoas estão aos poucos a valorizar a vida no interior”. 
Paralelamente à sua atividade profissional desenvolve trabalhos fotográficos de cariz documental e humano. O seu mais recente projeto “cegos”, passa por documentar “uma realidade que acontece nos cinco continentes”, ou seja, a vivência diária dos invisuais, de forma a “dar luz às pessoas que vêem essas pessoas mas não as enxergam no quotidiano. 
Neste projeto, para além de Tadeu Vilani, que representa o continente americano, participa um fotógrafo iraniano (Ásia), um angolano (África), um australiano (Oceânia) e um português, o figueirense Alfredo Munõz (Europa). 
O resultado deste trabalho poderá vir a ser “olhado” pelos figueirenses, dado o convite efetuado, “na hora”, pelo Vereador da Cultura, a Tadeu Vilani e Alfredo Munõz.

Tubo d’Ensaio – Exposição de pintura de Pedro Pascoinho

Durante o mês de maio está patente no Tubo d’Ensaio a exposição de pintura “Unavoidable”, de Pedro Pascoínho, que vive e trabalha na Figueira da Foz e é representado pela galeria “Rooster”, de Nova Iorque. 
Expondo individual e coletivamente desde 1992, participou na Capital Europeia da Cultura, Coimbra 2003 e na 38º Feira de Arte Internacional de Colónia 2004 (Alemanha). Em 2003, é selecionado para o Prémio Rothschild de Pintura e, em 2006, para a 1ª Bienal de Arte Contemporânea de Aveiro. Está representado nas coleções das embaixadas portuguesas em Washington e Londres e em diversas coleções particulares em Portugal, Espanha, USA, Dinamarca e Itália.

12.5.13

3 artistas fotógrafos na Magenta

A Galeria de Arte da Magenta tem patente uma exposição de fotografia de Lazaro Hernandez Becerro, José Antonio del Castillo e de António Ramos intitulada "Três olhares de fotógrafos ibéricos", até 31 de maio.

Sílvia Marieta no Centro de Artes e Espectáculos

Está patente de 11 a 26 de maio na Sala Zé Penicheiro do CAE a exposição "Humanos", de Sílvia Marieta, vencedora do Prémio Mário Silva (AAAGP) em 2012. 
As pinturas de Sílvia Marieta surgem como janelas para um outro mundo em que alguns “humanos” são os protagonistas, no seu estado mais puro, praticamente desprovidos de adereços, numa tentativa de que transmitam algo apenas com um olhar, com uma pose ou através de outros elementos simbólicos…

45 anos de arte assinalados por Conceição Ruivo por todo o país

No momento em que assinala os 45 anos em arte, Conceição Ruivo, artista plástica figueirense, tem exposto a sua obra um pouco por todo o país. 
Iniciou em janeiro na galeria Vieira Portuense no Porto, depois em março no Museu Municipal da Figueira da Foz e neste momento expõe também em Coimbra na galeria da Livraria Bertrand. Em junho irá seguir-se a galeria do Recordatório em Santa Clara, Coimbra, e Açores, onde vai expor em Angra do Heroísmo, no Teatro Angrense. 
Em simultâneo com as suas exposições faz a apresentação do seu livro “Laranjas do Meu Quintal”, recentemente editado pela Chiado Editora. Está ainda citada em várias edições bibliográficas de arte nacionais. 
Conceição Ruivo - nasceu na Figueira da Foz em 1954. É presidente da Associação da Amizade e das Artes Galego Portuguesa, e ex-presidente da Associação dos Artistas pela Arte-Magenta. Tem mais de uma centena de exposições individuais realizadas e está representada em coleções particulares no país e no estrangeiro em edifícios públicos, pracetas e em organismos oficiais: Presidência da República desde 1993, câmaras municipais, escolas, museus, bibliotecas, Complexo Funerário da Figueira da Foz e Centro de Saúde de Paião com pintura, tapeçaria, painéis de azulejo e cerâmicos e ainda em placas toponímicas. 
Está premiada com vários prémios de pintura e fotografia.

8.5.13

Núcleo Museológico do Mar, em Buarcos, assinala o Dia da Europa

A 9 de abril comemora-se no Núcleo Museológico do Mar, em Buarcos, o Dia da Europa, iniciativa que conta com a colaboração do prof. Fernando António Mendes, que irá orientar uma ação didática para alunos da Escola Pintor Mário Augusto, de Alhadas, subordinada ao tema A Europa e o Mar, acompanhando-os também numa visita àquele espaço cultural do Município da Figueira da Foz que, diariamente, é visitado por grupos de alunos e professores e muito outro público.

Um sábado com "Sinais de África"

Integrado nas comemorações do “Maio é Museu”, o Museu Municipal apresentou um conjunto de iniciativas genericamente designadas “Sinais de África”. 
A tarde iniciou-se no átrio do edifício Museu / Biblioteca com um momento musical, a cargo da artista moçambicana Selma Uamusse, uma voz que recebe e personaliza influências do jazz, da soul e do gospel, e que agradou visivelmente ao muito público que optou por um “mergulho” na cultura, num dia que convidava à inércia, à praia e a banhos de mar. 
Seguiu-se a inauguração da exposição de fotografia “De Olhos nos Olhos”, de Maria João Arcanjo, que citamos: (...) as minhas imagens são basicamente fotografias de rua. O meu principal projecto é a vida das mulheres e crianças dos Palop’s, que aqui compartilho convosco... 
Inaugurada também a mostra de pintura “Memórias do Olhar”, de Clotilde Fava, cujo trabalho traduz na tela histórias do eterno quotidiano de África, onde a figura feminina incorpora, a par das representações animais, o espírito telúrico e onírico que é indissociável da mulher africana. 
 A terminar, antes de um descontraído beberete, tempo ainda para uma demonstração de Capoeira pelo Grupo brasileiro Muzenza, no Jardim dos Aromas, um dos espaços verdes do edifício. 
 Uma tarde de maio diferente, instrutiva e divertida. Cultura viva!

7.5.13

Tadeu Vilani expõe “Diversidades”

O fotógrafo Tadeu Vilani é natural de Santo Ângelo, do estado do Rio Grande do Sul, Brasil, e trabalha há 17 anos como repórter fotográfico. 
O envolvimento com a causa indígena é frequente na fotografia que realiza, principalmente com os índios Guarani, e os povos do Parque Indígena do Xingu, no estado Mato Grosso, onde vivem cerca de 5.500 índios, de 14 etnias, que continuam a lutar pelos seus direitos e a preservação do parque, que sofre com a ação dos produtores rurais. 
Esta exposição está integrada nas comemorações do Ano do Brasil em Portugal. Inaugurada no passado sábado, está em exposição até 29 de maio na Sala Afonso Cruz do CAE.

2.5.13

Magenta com mais de uma centena de obras expostas em simultâneo


António Ramos, Ramiro Calouro, Dulce Menezes e Mário Nunes
A Associação Magenta tem mais uma exposição patente, desta vez no Museu Etnográfico da Praia de Mira, durante todo o mês de maio.
Com esta exposição a associação de artistas, que este ano comemora o seu 10º aniversário tem, em simultâneo, mais de cem obras de arte em exposição, espalhadas pelo Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz, Galeria Magenta, Galeria da Solidariedado do Hospital da Figueira da Foz e Centro Cultural Ateneo, em Salamanca. 
A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, a sua história e a sua cultura, utilizando valores estéticos, como a beleza, a harmonia, o equilíbrio. Estes valores podem ser observados nas inúmeras obras em exposição que contam com peças de escultura, fotografia e pintura, de várias correntes artísticas trabalhadas em diversas linguagens artísticas. Com os mais variados efeitos plásticos a ultrapassar os limites das sensações visuais, as obras expostas vão despertando também no observador sensações táteis que a arte sugere.

1.5.13

Maria Guia Pimpão expõe na biblioteca

Está patente durante o mês de maio, na Biblioteca Municipal da Figueira da Foz, uma exposição de pintura de Maria Guia Pimpão, sócia da AAAGP, da ÀRVORE e do MAC. 
Expõe individualmente desde 2004, tendo também participado em mais de 40 exposições coletivas.