2.8.12

Eduardo Varela Pècurto no CAE

Está patente, na Sala Afonso Cruz até 2 de setembro a exposição “Metade da minha alma é feita de maresia” de Eduardo Varela Pècurto.
Esta exposição “é feita de maresia” e composta por trabalhos da coleção de Eduardo Varela Pècurto doada ao Arquivo Fotográfico Municipal da Figueira da Foz, e pretende restituir à cidade memórias ligadas ao mar e às suas gentes.
Esta mostra surge como homenagem a um nome incontornável na fotografia, e a forma generosa como espontaneamente doou o seu espólio de temática figueirense ao município.
Eduardo Francisco Varela Pècurto, nascido em 1925, natural do concelho de Avis, reuniu ao longo da vida várias coleções fotográficas, entre as quais se conta a presente.
Com destaque no neorealismo e presente em vários Salões, Pècurto dirigiu a Casa Ilda em Coimbra e conquistou diversos prémios em Portugal e no estrangeiro, pela sua arte e técnica. Diversifica os seus trabalhos por considerar que “não há nada mais aborrecido do que um visitante entrar numa sala, olhar para as fotografias e parecerem-lhe todas iguais.”
----------------------
No âmbito do Dia Mundial da Fotografia, irá ter lugar, no próximo dia 19 de agosto, pelas 18h00, no foyer do piso 0 do CAE, um encontro com o fotógrafo Eduardo Varela Pècurto.
“Na Mira de… Eduardo Varela Pècurto” pretende reunir fotógrafos, profissionais e amadores, e público em geral, para uma conversa informal com este nome incontornável da fotografia, nascido em 1925 e que ao longo da sua vida conquistou diversos prémios em Portugal e no estrangeiro, pela sua arte e técnica.
Memórias e histórias é o que decerto não faltará para partilhar neste encontro, numa oportunidade única de conviver de perto com este mestre da arte de fotografar.

Sem comentários: