29.2.12

Tubo d’Ensaio com 4 novidades este fim de semana

1ª) Exposição de fotografia de Catarina Leal;
2ª) Exposição de Bruno Cordeiro no bar;
3) A DJ Amy sexta-feira;
4) E Ingl0ri0us no sábado.

27.2.12

Magenta elegeu novos Órgãos Sociais

A cerimónia da tomada de posse nos novos órgãos sociais da Magenta, Associação dos Artistas pela Arte para o biénio 2012/2013 teve lugar no sábado, dia 25 de Fevereiro, pelas 17h30 horas na Galeria Magenta, na Esplanada Silva Guimarães na Figueira da Foz.
Contou com a presença do vereador da cultura António Tavares e do Presidente da Junta de freguesia de São Julião Coronel Góis Moço, tendo comparecido também os membros dos órgãos sociais, vários associados e amigos da Magenta.
Composição dos órgãos sociais:
ASSEMBLEIA GERAL
Presidente: Ana Machado; Secretários: Fernando Campos e Isa Nunes.
DIREÇÃO
Presidente: Dulce Menezes; Vice-presidente: Mário Nunes; Secretário: Anabela Serra; Tesoureiro: Ramiro Calouro; Vogais: José Neto, Óscar Almeida e José Bexiga.
CONSELHO FISCAL
Presidente: Mário Silva; Vice-presidente: Celeste Lopes; Secretário: José del Castillo. Suplente: Armando Pedro.

Heitor Chichorro - 50 anos de pintura

O Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz informa que no próximo dia 3 março, pelas 18h00, irá ter lugar a inauguração da exposição "Heitor Chichorro - 50 Anos de Pintura".
Esta é uma exposição retrospetiva do artista plástico Heitor Chichorro, a quem o Centro de Artes e Espetáculos presta uma homenagem com esta mostra dos 50 Anos de Pintura.
Heitor Chichorro nasceu em Torres Vedras em 1944. Frequentou em Coimbra o Círculo de Artes Plásticas. Tirou o curso de pintura na Escola Superior de Belas Artes do Porto.
Acerca de Heitor Chichorro escreveu assim Francisco Relógio: “(…) Garimpeiro da Pintura, se por garimpeiro entendermos o pesquisador, mesmo que furtivo, da excelência das coisas, sei ainda que na tua gesta de descobridor, nada escondes de ninguém, tudo ensinas com desprendimento e solidariedade de quem nasceu para servir. No teu caso a Pintura, mas também outras – surpresas! – formas de arte. José Fernandes Martins Heitor Chichorro, um artista que, situando-se no caminho dos independentes, e transportando dentro da sua obra uma carga de inquietação, procurou através da pintura, entregar uma vivência, que se identifica com a realidade confusa, que o século XX despertou nos artistas.”

15.2.12

Associação da Amizade e das Artes Galego Portuguesa

A Associação da Amizade e das Artes Galego Portuguesa festejou o seu 2º aniversário com um almoço na Quinta da Salmanha no passado sábado. Às cerca de meia centena de pessoas presentes, entre artistas associados e familiares, juntaram-se o vereador da Cultura da Câmara Municipal da Figueira da Foz dr. António Tavares e o presidente da Junta de Freguesia de S. Julião Fernando Góis Moço.
Com um bolo gigante de aniversário, oferecido pela sócia Maria Dantas que festejou o seu sexagésimo aniversário, cantou-se os parabéns a você e brindou-se com champanhe.
Seguiu-se a Assembleia Geral para Aprovação de Contas com a apresentação da 1ª edição do Prémio Mário Silva implementado por esta associação.
Foram nomeados para sócios honorários os artistas plásticos Mário Silva e Heitor Chichorro e ainda o professor António Tavares, vereador.

13.2.12

Luisa Ferreira no Plaza D'art

No âmbito da exposição de fotografia Luz para as Abadias de Luísa Ferreira, decorreu no dia 12 de fevereiro um atelier de música, dinamizado pela Escola de Artes do CAE, com os professores Alexandra Curado, André Pleno e João Peneda.
Esta iniciativa, organizada pela Divisão de Cultura da Câmara Municipal da Figueira da Foz com o FozPlaza, foi dirigida a famílias e ao público em geral. A próxima atividade será já no próximo dia 18, e constará de uma sessão de contos infantis pelas 16 horas, no mesmo espaço, com a colaboração da Bertrand.
( Clicar no programa para melhor o visualizar)

Álvaro Laborinho = O Mar da Nazaré no Museu do Mar

Esta exposição no Núcleo Museológico do Mar, em Buarcos, corresponde a uma pequena seleção do valioso espólio fotográfico de Álvaro Laborinho, oferecido ao Museu Dr. Joaquim Manso pelo seu filho dr. Álvaro Brilhante Laborinho, em 1980.
Álvaro Laborinho (1879-1970) filho de pescadores, nasceu na Nazaré. Entre os seus múltiplos interesses e ativa participação na vida associativa e política local, foi à fotografia que Álvaro Laborinho mais se dedicou. Através da sua câmara surge o registo completo da Nazaré da primeira metade do século XX.
Este arquivo fotográfico, de quase dois milhares de negativos, constitui material imprescindível para o estudo de múltiplos aspectos do quotidiano das gentes da Nazaré: a vida social, as cenas de trabalho, os vários tipos de embarcações, as artes de pesca, o traje de trabalho e de festa, feminino e masculino, o vestuário de diferentes estratos sociais dos visitantes e dos banhistas.
Núcleo Museológico do Mar, de 10 de fevereiro a 30 de março de 2012.

6.2.12

Lídia Carrola no CAE

O Centro de Artes e Espectáculos informa, que está patente, na Sala Zé Penicheiro, de 6 de fevereiro a 4 de março, uma exposição de Lídia Carrola. Nascida em Belmonte, é licenciada em pintura e tem vários trabalhos publicados na área do design, serigrafia, bem como em intervenções escultóricas. Trabalha igualmente como designer de jóias. É sócia da AAAGP.
Está representada em coleções particulares em Portugal, França, Inglaterra e Macau, bem como nas câmaras municipais de Belmonte, Marinha Grande, Povoação, Ponta Delgada, Pombal e Museu da Graciosa.

Mário Fresco na AAAGP

Foi inaugurada no passado dia 3 de fevereiro uma exposição individual de pintura do artista conimbricense Mário Fresco, na Galeria AAAGP, rua do Pinhal nº 1, Figueira da Foz. O artista tem participado em vários ateliês de pintura, escultura, fotografia, e colaborações na área da arquitectura.
Esta exposição poderá ser apreciada até ao final do mês.

Magenta elegeu nova direção

Em Assembleia Geral Ordinária que decorreu no dia 4 de Fevereiro de 2012, foram eleitos os novos Órgãos Sociais da Magenta para o biénio 2012/2013:
Assembleia Geral: Ana Machado - Presidente e Fernando Campos e Isa Nunes. secretários.
Direção: Dulce Menezes - Presidente; Mário Nunes - Vice-Presidente, Anabela Serra - Secretário, Ramiro Calouro -Tesoureiro, José Neto, Óscar Almeida e José Bexiga como Vogais.
O Conselho Fiscal: Mário Silva - Presidente, Celeste Lopes - Vice-Presidente e José del Castillo-Secretário. Suplente: Armando Pedro.
A aceitação deste desafio por parte desta equipa surgiu na sequência de um processo reflexivo e participado, suportado pela vontade coletiva de construir e concretizar um projeto para a Magenta, marcado pela responsabilidade de continuar, consolidar e inovar o caminho percorrido até ao presente por esta Associação.

Fernando Costa expõe "Momentos!" de fotografia no CAR

O Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz informa, que estará patente, na Sala Afonso Cruz, de 9 de fevereiro a 4 de março, a exposição “Momentos!”, de Fernando Costa. Nascido em Tondela em 1962, desde cedo radicou-se em Aveiro.
Considera-se um “amador”, pois nunca frequentou qualquer curso. Tendo realizado a sua 1ª exposição em 2011, tem plena consciência do muito que tem de aprender e aperfeiçoar neste mundo fantástico da fotografia.

Imagens em Movimento / Ciclo de Cinema no CAE

No âmbito do Ciclo de Cinema do CAE iniciado em janeiro, e depois do sucesso do programa de curtas-metragens de animação “Um Gato Sem Nome e Outros Filmes” com todas as sessões para escolas esgotadas, durante o mês de fevereiro o Movimento dá o mote para um calendário de várias atividades e novos desafios. Partindo da “Exposição Interativa de Jogos Óticos”, convidam-se os alunos dos 6 aos 16 anos a participar na Grande Maratona das Imagens em Movimento, um ciclo de jogos óticos e animação digital dinamizado com o apoio da Escola Dr. João de Barros e coordenação do Professor Sérgio Nogueira.
A não perder também a mostra de trabalhos realizados no âmbito do projeto “Estudo Aplicados para uma Didáctica da Imagem em Movimento” e de alguns filmes dos alunos do curso de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade do INTEP.

Programa Movimento:
Movimento/ Experimentação
Dias 6 a 10, 13 a 17, 20 a 24

Mostra de trabalhos realizados no âmbito do projeto EADIM:
Dias 11 e 12, 18 e 19

Mostra de pequenos filmes realizados pelos alunos do curso de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade do INTEP.


Movimento/ Animação
Dias 7, 10, 14, 17 e 24
Grande Maratona das Imagens em Movimento para grupos escolares.
(consulte o programa completo já disponível)

Movimento/ Revelação
Dias 25 e 26
Mostra de todos os trabalhos de animação digital realizados durante a Grande Maratona das Imagens em Movimento.

(Para mais informações e marcações contacte o Centro de Artes e Espectáculos através do telefone 233 407 200, das 10h00 às 19h00).

2.2.12

Luz para as Abadias

A Divisão de Cultura da Câmara Municipal da Figueira da Foz e o FozPlaza informam que, no âmbito da exposição de fotografia Luz para as Abadias, de Luísa Ferreira, serão dinamizadas diversas ações, em várias áreas.
Essas iniciativas serão gratuitas e, ao fim de semana, destinadas a famílias e ao público em geral.


Com a colaboração de vários parceiros, no dia 4 de fevereiro, pelas 11h30, terá lugar uma aula aberta de Tai-Chi, orientada por Virgínia Ribeiro, do Tubo d’Ensaio; no dia 5, pelas 16h00, decorrerá uma sessão de contos dinamizada pela Bertrand.
Até 17 de Fevereiro está patente na Magenta uma expo de pintura e escultura, onde estão os pintores Paulo Diogo, Dulce Menezes e Óscar Almeida, e o escultor Mário Nunes.