30.5.12

Magenta de novo no CAE

No Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz - Sala Zé Penicheiro, foi inaugurada na sexta-feira, dia 25 de Maio de 2012, uma exposição coletiva de pintura e escultura da Magenta - Associação dos Artistas pela Arte. Nesta mostra rica de arte podem ser apreciadas obras de Anabela Serra, Armando Pedro, Carlos Seabra, Celeste Lopes, Diana Carvalho, Dulce Menezes, Fernanda Figueiredo, Fernanda Soares, Filomena Louro, Isa Nunes, José Bexiga, José Couceiro, José del Castillo, José Neto, Lucy Costa, Luisete Batista, Lourdes Fidalgo, Manuela Fernandes, Manuel Pinto, Mário Madaleno, Mário Nunes, Mário Silva, Óscar Almeida, Quim Madeira, Ramiro Calouro, Rui Carvalho e Teresa Vilar.
A exposição poderá ser visitada até ao dia 24 de Junho.
Na foto os artistas que compareceram: Mário Madaleno, Óscar Almeida, Ana Machado (Presidente da Assembleia Geral), Fernanda Soares, José Neto e Mário Nunes.

Paião: AAAGP foi à escola

A Associação da Amizade e das Artes Galego Portuguesa, em conjunto com a professora Almerinda Pinto do 4º Ano da EB1 do Paião, concretizaram no projeto "As crianças e os artistas" uma manhã diferente na sala de aula.
Individualmente, cada aluno pintou a sua tela, apoiados pelos elementos da AAAGP Conceição Ruivo; Mena Braz e Odete de Sousa.
A arte deve estar sempre presente na aprendizagem para ouvir o que elas dizem: “-Foi um momento sensacional!".

29.5.12

Ernst Lieblich – Coleção de Arte Portuguesa, contemporânea e moderna no CAE

Está patente no Centro de Artes e Espetáculos até 2 de setembro, na Sala 2, a exposição “Coleção Ernst Lieblich”.
Depois do Museu do Douro e da Fundação D. Luís I em Cascais, é agora o Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz que expõe a Coleção Ernst Lieblich, composta por 47 obras de 22 pintores contemporâneos que representam algumas das correntes mais importantes do século XX.
Entre os artistas representados contam-se Albuquerque Mendes, Ângelo de Sousa, Augusto Gomes, Carlos Mesquita, Eduardo Luís, Francisco Laranjo, Geraldo Burmester, Guilherme Camarinha, José de Guimarães, José Rodrigues, Júlio Capela, Júlio Resende, Luís DaRocha, Mário Silva, Maria Keil, Nadir Afonso, Nikias Skapinakis, Pedro Calapez, Pedro Proença, Querubim Lapa e Sérgio Lorré.
O catálogo oficial da exposição explica detalhadamente os acontecimentos e as ligações que Ernst Lieblich (1914-2009) viveu e manteve durante a sua vida, com Portugal.
Com o advento do nazismo, o jovem Ernst, de ascendência judaica, abandonou em 1933 a Alemanha natal e, passando por Portugal, dirigiu-se para Itália onde, graças à sua formação musical, permaneceu por cinco anos, atuando como cantor lírico.
Após Mussolini se aliar aos nazis, Ernst regressa a Portugal onde entretanto já se encontrava a residir a sua irmã Ilse e o seu irmão Fritz, que aliás permanecem em Portugal.
Ilse Lieblich (1913-2006) viria a casar com o Arquiteto Arménio Losa e faria carreira como escritora. Fritz Lieblich também constituiria família, desenvolvendo a sua atividade no sector têxtil e, atualmente com 94 anos de idade, é o herdeiro da presente coleção de Arte Portuguesa.
Em 1940, Ernst, superando o facto de Portugal já não aceitar refugiados, obtém um visto para os Estados Unidos onde, após experimentar várias atividades, se naturaliza cidadão norte-americano tornando-se, nos anos sessenta, um empresário de sucesso, permitindo-se, conjuntamente com a sua esposa Caryl, apoiar e patrocinar causas que envolvessem crianças e arte, especialmente a música. É já um Ernst Lieblich filantropo que constituirá a “Ernst Lieblich Foundation” em Los Angeles que, no presente, continua a sua atividade mecenática.

20.5.12

Magenta = Mais uma coletiva!

Foi inaugurada na Galeria Magenta, neste sábado dia 19 de maio, uma exposição coletiva de pintura que reúne obras de Filomena Louro, Lucy Costa e José Couceiro, todos já com diversas exposições individuais e coletivas. A exposição, que estará patente até 8 de Junho, conta também com esculturas de Mário Madaleno e Mário Nunes.
Na foto: Lucy Costa, Mário Nunes e José Couceiro.

11.5.12

Jorge Rodrigues expõe no Clube Fenianos Portuenses

O artista plástico Jorge Rodrigues, radicado na Figueira da Foz desde 1986, fundador e sócio nº 1 da Magenta, irá expor de 13 a 26 de maio no Clube Fenianos Portuenses, uma elaborada sequência de onze trabalhos seus.
Esta é mais uma das cerca de 70 exposições que Jorge Rodrigues realizou até agora.

8.5.12

Pintura ao Vivo em Oliveira de Azeméis

Conceição Ruivo, Helena Roso e Mimi Veríssimo, da Associação da Amizade e das Artes Galego Portuguesa, deslocaram-se a Oliveira de Azeméis no passado dia 6 do corrente, para participarem na atividade de Pintura ao Vivo “entr`artes - a arte sai à rua”, promovida pela Câmara Municipal.
Foi um encontro que congregou cerca de 20 artistas pintores. A AAAGP aproveitou para confraternizar com os sócios ali residentes: Liz Pereira, João Teixeira, Regina Affonso, Ana Garcia e Mizé.

1.5.12

Prémio Mário Silva atribuido

O Centro de Artes e Espectáculos informa que está patente, na Sala Zé Penicheiro, de 1 a 22 de maio, a exposição “Prémio Mário Silva”, instituído pela AAAGP – Associação da Amizade e das Artes Galego Portuguesa.
Tendo como objetivo reconhecer o mérito, a relevância, o apoio e o contributo para as artes, foi deliberado pela Direção da Associação da Amizade e das Artes Galego Portuguesa, instituir um prémio aos sócios e outros artistas plásticos nacionais e internacionais, designado em 2012 por Prémio Mário Silva, notável artista plástico contemporâneo português, remetido à geração de 60, que consagrou a existência a uma ação cultural, humanística e libertária, de contestação ao “establishment”. Mário Silva é sócio honorário da Associação da Amizade e das Artes Galego Portuguesa da Figueira da Foz.
Participaram 21 artistas neste 1º “Prémio Mário Silva”:
Na área da Fotografia: António Ramos, José Rasquinho e João Valentim; Escultura: Graça Patrão; Instalação: Cosme; Pintura: Silvana Violante (Itália), José Carrasco, kim Cruz, Pedro Charters d`Azevedo, Lourdes Da Silva (França), Maria Claudino, Fernando Pascoal, São Passos, Manuela Marques, Victor Costa, Adozinda Silva, Regina Affonso (Brasil), Silvia Marieta, Teresa Gaspar, Carlos Lameiro e Maria Guia Pimpão.
Premiados:
Menções Honrosas, prémio Medalhas + Diploma = Bronze: Pedro Charters d`Azevedo com a obra "Surpresa"; Prata: Maria Guia Pimpão com a obra "Poema para a minha mãe"; Ouro: Kim Cruz com a obra"Musicar".
Grande Prémio Mário Silva, prémio de 700 euros (500 euros em numerário e 200 referente ao troféu em prata) + Diploma: Sílvia Marieta com a obra "O resgate".
A Associação vai ainda tornar oficialmente Sócios Honorários os seguintes artistas plásticos: Marina Silva, Cunha Rocha, Heitor Chichorro e António Menano.

Tiago Mota Garcia com fotografias de rua

O Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz informa que estará patente, na Sala Afonso Cruz, de 3 a 30 de maio, a exposição “Espelho Nosso”, de Tiago Mota Garcia.
As ruas constituem um local de passagem, um itinerário, uma ligação, local de convívio, de trabalho, um escritório ambulante em constante mudança, com permanentes estímulos, numa narrativa descritiva da vida. “Espelho Nosso”, um projeto fotográfico de Tiago Mota Garcia, consiste numa dicotomia de sentimentos e emoções através de fotografia de rua, no dia-a-dia de uma sociedade mergulhada entre a glória do passado e a descrença no futuro, épicas estórias dos compêndios e dúvidas infindáveis nas previsões.
Fotografias do início atribulado do século XXI, de vidas num cruzamento entre meias certezas e dias imprevisíveis, numa tentativa de criar uma legenda dos nossos dias, de fragmentos e sugestões na odisseia da miríade dos momentos humanos do quotidiano, no cenário espontâneo da vida real.