28.7.12

Corações da Magenta

Está em exposição na Magenta uma coleção de corações artisticamente organizados e decorados. Aos que se apresentam na foto ainda irão ser acrescentados mais alguns.

Estes corações são da autoria de Ramiro Calouro, Dulce Menezes, Quimadeira, Teresa Vilar, Ana Machado, José António del Castillo, Gervásio Luís e Maria Laranjeira, e irão estar presentes num concurso na Capital Europeia da Cultura, Guimarães, a 10 de setembro próximo.

25.7.12

Cunha Rocha e Isabel Mora com nova exposição no Centro de Artes e Espectáculos

Inaugurada ontem, dia 24 de julho, estará patente ao público até 15 agosto uma exposição de Cunha Rocha e Isabel Mora na Sala Zé Penicheiro, o que já vem sendo hábito, todos os anos por esta altura.
Nas palavras de Pedro Dias, professor de História da Arte da Universidade de Coimbra, "Cunha Rocha é um artista moderno na verdadeira dimensão do termo, que evolui continuamente, que procura em cada aguarela melhorar relativamente à imediatamente anterior, que sabe colher lições com humildade, mas que não prescindiu nunca de, tranquilamente, seguir o caminho que para si, a dado momento, decidiu traçar".
E é considerado por muitos o pintor que melhor retrata a Figueira!
Isabel Mora começou a criar e manufaturar bijutaria a partir de 2000, sendo os seus trabalhos solicitados essencialmente por estilistas de moda. Entretanto vem também desenvolvendo de há três anos a esta parte trabalhos em 3d.

23.7.12

António André e Fernando Ledesma

Encontra-se patente no Sweet Hotel & Spa, na Figueira da Foz (Av. 25 de Abril) uma exposição de pintura dos artistas António André e Fernando Ledesma.
Esta exposição pode ser visitada até 31 de agosto.

Escola dr. Pedrosa Veríssimo premiou alunos que se distinguiram

A escola dr. Pedrosa Veríssimo, no Paião, realizou uma cerimónia para entrega dos prémios aos alunos que mais se distinguiram.
Da mesa fizeram parte, para além do Crédito Agrícola e da Caixa Geral de Depósitos, a empresa Canas e a Associação da Amizade e das Artes Galego Portuguesa, como patrocinadores. Estiveram ainda presentes o vice presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz Carlos Monteiro, o presidente da junta do Paião Paulo Pinto, o padre Manuel da Silva e o patrono da escola, Dr. Pedrosa Veríssimo.
Ana Patrícia Jordão Marques foi a aluna que mais se distinguiu nas artes plásticas, tendo-lhe sido atribuído pela presidente da AAAGP, Conceição Ruivo, o prémio de arte, constituído por um catálogo e uma obra da artista italiana Marilena Zapalá, que participou no ano passado no 1º salão de arte internacional de pequeno formato 20x20.
À aluna, que seguirá artes no 10º ano, foi-lhe ainda oferecida a inscrição como sócia na AAAGP.

Magenta premeia aluno de Educação Visual

Na continuação da parceria da Magenta / Associação dos Artistas pela Arte com a Escola EB 2/3 Infante D. Pedro - Buarcos, a Magenta premiou o melhor aluno do ano lectivo 2011/2012 na disciplina de Educação Visual do 9º ano.
Está assim de parabéns o Pedro Emanuel Seco, ao qual a sua presidente ofereceu um quadro do prestigiado pintor Óscar Almeida.

Feira do Livro no Meeting Point

Os livreiros da Figueira da Foz, com o apoio da Divisão de Cultura da Câmara Municipal, participam uma vez mais nesta feira que estará patente até 5 de agosto, e onde estão representadas diversas editoras.

Aos fins de semana realizar-se-ão atividades de animação abertas a todo o público.

Visite... compre... leia.

Biblioteca de Jardim

Esta é uma atividade levada a cabo pela Câmara Municipal da Figueira da Foz durante os meses de julho e agosto em pleno Jardim Municipal e que conta com a colaboração, pelo segundo ano consecutivo, da Associação da Amizade e das Artes Galego Portuguesa.
Todos os dias das 14h30 às 16h30, as crianças ou pessoas em geral que vão passando pelo jardim podem pegar em telas e pintar o que lhes vai na alma. Descubra a sua veia artística. A AAAGP está aqui para o orientar.

16.7.12

Arte na Praia da Tocha

Um grupo de artistas plásticos da Magenta juntou-se no passado domingo, na praia da Tocha, para pintar um painel coletivo alusivo às lides do mar e à beleza paisagística daquela praia.
A iniciativa resulta da cooperação entre a Magenta-Associação dos Artistas pela Arte sita da Figueira da Foz e a Associação de Moradores da Praia da Tocha (AMPT), no âmbito do objetivo de democratização das artes, que ambas defendem. Assim, num dia de sol esplendoroso, veraneantes que passavam no passeio pedonal admiraram a obra e a pintura resultante, fotografaram-na, comentando e demonstrando o seu agrado: "-Mãe olha ali...bué da fixe...", "anda ver, tá porreiro!", "olha os artistas"…

O painel permanecerá no local durante a época estival e servirá de ponto de referência para informação disponibilizada pela AMPT a todos os que visitem ou permaneçam naquela praia.
Participaram na atividade os artistas da foto: Ramiro Calouro, Dulce Menezes, Lourdes Fidalgo, Anabela Serra, Armando Pedro, Óscar Almeida, José António Del Castillo e, em baixo, Gervásio Luís. E também o pintor José Neto.

8.7.12

Magenta organizou workshop de culinária com almoço convívio

Numa parceria da Magenta e da Casa do Pessoal do Hospital Distrital da Figueira da Foz decorreu na Ilha da Morraceira, em espaço de propriedade de José Paixão, fraterno amigo de ambas as instituições, um workshop de culinária com o Chef Paulo Fernandes que, para além de ensinar a cozinhar sopa de peixe e açorda de ovas, ensinou a usar, como tempero, a salicórnia.
O evento reuniu muitos amigos e associados de ambas as associações, com as suas presidentes a reconhecerem que estas iniciativas devem prosseguir, porque a arte e a culinária não estão assim tão distantes pois a culinária é também uma expressão artística.
Na Figueira da Foz são até um bom cartaz turístico, trazendo até nós os apreciadores dos festivais gastronómicos e os amantes da arte e artistas que no mar se inspiram para levar além o nome da Cidade.
Porque era dia de aniversário do Pintor Heitor Chichorro, a festa estendeu-se por toda a tarde num convívio de culinária, arte e amizade, desfrutando de uma paisagem deslumbrante como é a da Ilha da Morraceira.

2.7.12

Magenta -"Olhar a Natureza" /”Alma Mare” /Sardinha /Praia da Tocha / Morraceira

A Magenta expõe "Olhar a Natureza" de Mena (Filomena Louro). A artista, professora de história, admite que, mais do que um estado, a sua pintura nasce de um desejo de compreender a realidade circundante.
Com uma palete floral plena de suavidade e sensualidade é uma exposição a não perder, que pode ser visitada até ao dia 13 de julho na galeria Magenta.

Na sede da Associação de Moradores da Praia da Tocha foi inaugurada a exposição coletiva de pintura e escultura “Alma Mare” e onde estão representados os artistas: Armando Pedro, Dulce Menezes, Isa Nunes, Fernanda Figueiredo, Lucy Costa, Mário Nunes, Óscar Almeida, Ramiro Calouro e Quim Madeira.
A mostra, que apresenta interessantes obras sobre a temática do mar, poderá ser visitada em duas fases: de 1 a 14 de julho e de 22 de julho a 11 de Agosto.

Mais uma vez artistas da Magenta estiveram presentes na Festa da Sardinha no Coliseu Figueirense, fazendo com que a arte da pintura se aliasse à "arte" de degustar a bela sardinha prateada da nossa costa.

A Magenta divulga profusamente a arte dos seus artistas na Praia da Tocha, numa parceria com a AMPT - Associação de Moradores da Praia da Tocha, nos meses de Julho, Agosto e Setembro. Com esta atividade inicia-se um auspicioso ciclo de cooperação e colaboração entre as duas associações.

Por sua vez, realiza-se no dia 7 de julho na Ilha da Morraceira, um convívio de associados e amigos da Magenta com Workshop de culinária (facultativo).
Se já e cozinheiro(a) venha aprimorar os seus dotes… e se ainda não se iniciou nestas lides aproveite para aprender com o Chefe Jorge Fernandes.
Sopa do mar, arroz árabe, açorda de ovas, carnes grelhadas, espadarte grelhado, peixe espada preto grelhado, fruta laminada em espelho. Preços: Só almoço - 12 €; Almoço + Workshop - 15 € (Horário: Almoço- 13h00 horas; Workshop – 09h30). Aos inscritos será dada informação para chegar ao local.

Por último, e até 26 de julho, Teresa Vilar expõe na galeria do AveiroArte uma interessante mostra individual de arte contemporânea intitulada "Intersecções".

Artistas holandesas Amie e Marvel expõe na AAAGP

As pintoras Amie (Ankie Iedema) e Marvel (Marianne Valzeboer) inauguraram no dia 1 de julho, na galeria da Associação da Amizade e das Artes Galego Portuguesa, uma exposição que estará patente até final do presente mês.